Imagem de destaque CEMEI Maria da Conceição de Almeida Costa desenvolve projeto ‘Mundo Subterrâneo: o que há embaixo dos nossos pés?’

CEMEI Maria da Conceição de Almeida Costa desenvolve projeto ‘Mundo Subterrâneo: o que há embaixo dos nossos pés?’

24/10/2017 - 11:26 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

O CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa em cumprimento a proposta da Secretaria Municipal de Educação, trabalha nesse terceiro trimestre o projeto ‘Mundo Subterrâneo: o que há embaixo dos nossos pés?’.

Na implementação do projeto a unidade optou por dividir esse tema em subtemas, eixos temáticos que exploram as curiosidades e diversidades do mundo subterrâneo. Como atividade desencadeadora do projeto, no momento do cineminha, os alunos assistiram ao recorte do filme: Alice no País das Maravilhas. A partir do filme, várias indagações foram feitas com as crianças sobre os mistérios do mundo subterrâneo. Essa atividade teve como culminância a construção de um Terrário. Ainda, foi trabalhado o conto ‘Se a terra não existisse, a gente pisava onde?’, do autor Ricardo Azevedo, onde foi explorada a importância da conservação do meio ambiente.

“Esse projeto veio reforçar a importância de desenvolver o espírito investigativo e científico, as experiências desde a educação infantil. Trabalharemos com esse tema e os eixos temáticos que o compõe até o mês de novembro”, explica a supervisora do CEMEI, Katia Liliany Oliveira.

Mundinho de Minhoca

Entre os subtemas proposto, o Mundinho de Minhoca, tem o intuito de favorecer a discussão sobre os animais que possuem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. Para iniciar o estudo sobre esse eixo temático, as professoras Terezinha Gomes, Célia Aparecida e as auxiliares: Eva Jaqueline Pereira, Marlinda da Silva e Louize Francielly Cardoso, apresentaram, no momento ‘Conto Show’, o teatro ‘Em terra de minhoca tudo dá’.

“O estudo da vida das minhocas favoreceu a consciência ecológica das crianças para a importância da conservação desse bichinho considerado, inicialmente por muitas crianças, um animalzinho nojento e sem importância”, destaca a professora Terezinha Gomes, uma das protagonistas do teatro.

Para a professora Célia Aparecida, a apresentação teatral da história ‘Em terra de minhoca tudo dá’ “veio reforçar de forma lúdica e criativa a importância das minhocas na medida em que adubam os solos, quando ingerem terra e matéria orgânica e defecam o precioso húmus, produto rico em nutrientes. As crianças adorarão essa história”, afirma a professora.

No decorrer da implementação desse subtema, foi realizado a construção do Minhocário, que segundo os professoras, “também foi uma atividade que provocou um grande interesse por parte de todas as turmas, pois possibilitou às crianças a observação diária da ação das minhocas dentro da terra, comprovando as hipóteses levantadas inicialmente com as crianças sobre esse assunto”.

Visita

Com a proposta de certificar a poluição do solo e da água foi realizada no dia 19 de outubro uma visita das crianças ao Córrego do Cintra, localizado próximo ao CEMEI. “Estamos vivendo um momento que se faz necessário desde a educação infantil o professor estimular e desenvolver nas nossas crianças pequenas atitudes para a conservação do nosso subsolo e meio ambiente, e a implementação das atividades desse projeto, tem favorecido na conquista desse objetivo”, comenta a professora Gilmara Silva Fernandes, que destacou a atividade como uma das mais importantes.

Projeto Mundo Subterrâneo

Ainda dentro do ‘Projeto Mundo Subterrâneo: o que há embaixo de nossos pés?’, a unidade recebeu, no dia 27 de setembro, a visita da equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, que, na oportunidade, apresentou o espetáculo teatral ‘Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo’.

“Inicialmente achamos que poucos assuntos poderiam ser explorados nesse tema, mas no decorrer do desenvolvimento desse Projeto, as crianças anseiam por novas descobertas, um assunto vai puxando outro assunto e os mesmos vão sendo articulados na medida em que estão sendo desenvolvidos”, afirma a diretora do CEMEI, Ivete Brant Fróes.

Fotos: CEMEI Professora Maria da Conceição de Almeida Costa

Colaboração: Katia Liliany Oliveira

Leia também:

Mudança de Lotação 2018

‘Semana da Criança’ na Irmã Beata teve cinema, gincana e visita do palhaço Pezinho

Semana das Crianças no CEMEI Raimundo Neto

Avanços na educação, segurança e infraestrutura foram temas de reunião com o secretário...