Com a presença da comunidade, que compareceu em número expressivo, o Cemei Luizinha Gonçalves Soares, do bairro Vila Atlântida, realizou no dia 12 de setembro o detonador do Projeto “Minha Cidade, Meu Tesouro!”, temática da Educação Infantil Municipal que será desenvolvida em todas as unidades de ensino com Educação Infantil, neste segundo semestre, que visa sensibilizar os alunos para o reconhecimento do espaço onde vivem, percebendo-se como cidadãos transformadores e integrantes do seu meio.
Na forma de um teatro, o evento contou com a presença do professor pós-graduado e mestrando em “História, Sociedade e Cultura do Brasil” pela Unimontes, Daniel Ruas de Andrade, que, no papel de um pirata, contou a história do início da região do Grande Santos Reis, onde hoje está inserido o bairro Vila Atlântida ( o qual será retratado dentro do projeto) dentre outros mais 14 bairros.
De forma lúdica e muito engraçada, o “pirata” segue um mapa de tesouro deixado pelo seu avô. Do mar, adentra no Rio São Francisco e nos braços do Rio Verde, chega ao Rio Vieira. Seguindo o mapa encontra o baú repleto de tesouros onde cada um retrata um pouco da história dos bairros da região destacando-se o folião e fazendeiro Pedro Mendonça e suas Pastorinhas, a Fazenda Lapa Grande de onde se extraia o salitre das grutas calcárias para a fabricação de pólvora, a Gruta dos Santos Reis construída com as pedras retiradas da pedreira do Morro do Frade (hoje São Francisco de Assis), a produção de cereais , da uva para fabricação de vinho, da cana de açúcar com inauguração do primeiro engenho de cilindros de ferro na fazenda dos Bois.
“Desta forma foi contada um pouco da história do Grande Santos Reis. Essa é apenas uma das ações inseridas no Projeto “Minha Cidade, Meu Tesouro!”, que procurou despertar, de maneira prazerosa, tanto nas crianças como nos pais o desejo de conhecer e apropriar-se do tema para juntos traçarem uma proposta de melhoria para o bairro em que estão inseridos.”, Comenta a supervisora da unidade, Debbie Jane Rocha Dantas.
Texto: Cemei Luizinha Gonçalves Soares - Adapatação: Farley Henrique (Educamoc)
Fotos: Cemei Luizinha Gonçalves Soares
Leia também:
Abertura do projeto “Minha cidade, meu tesouro!” no Cemei Raimundo Neto
“Minha Cidade, Meu Tesouro”: Trilha da Leitura apresenta em mais 7 escolas rurais
“Minha cidade, meu tesouro!”: Cemei Paulo Freire realiza abertura do projeto na unidade
Alunos da Escola Neide Melo Franco participam de passeio pelo Museu Regional do Norte de Minas
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024