Farley Henrique
Com objetivo de incentivar a leitura nas crianças, contando com o apoio direto dos pais, a Escola Municipal Mariana Santos, do Povoado de Planalto, desenvolve o projeto "Mariana na Trilha da Leitura", no qual os alunos realizam, juntamente com seus familiares, a leitura de um livro em casa, na sequência, o familiar faz o reconto para as outras crianças na escola.
“O projeto envolve todos os alunos da escola desde a educação infantil ao 9º ano e consiste no empréstimo de livros para que as crianças realizem a leitura juntamente com a família, e depois, uma pessoa da mesma vai a escola fazer o reconto para as outras crianças, ou o próprio aluno faz o reconto (no caso dos maiores). Em seguida trabalhamos várias atividades, pois temos um caderno de leitura”, explica a professora do 1º ano, Tânia Siqueira.
No mês de maio foram realizadas três sessões de reconto na escola. No dia 5, Ludmila Silva, irmã da aluna Ane Camila, apresentou o reconto da história dos “Três Porquinhos”. No dia 12, a professora e tia da aluna Emily Ferreira, Maria Alice Ferreira, fez o reconto de “João e o pé de feijão”. Já no dia 22, foi a vez do pai do aluno Jansen Oliveira, Jair Alves, contar a história do “Patinho feio”.
De acordo com a professora Tânia, essa interação família comunidade é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. “A interação família e escola ajuda muito no desenvolvimento das nossas crianças, que com esse incentivo serão capazes de sonhar, de criar, de inventar e desafiar seus próprios ideais”, avalia a professora.
Fotos: E. M. Mariana Santos
Leia também:
CEMEI Aninha Corrêa Ribeiro descobre a comunidade no Mercado Municipal de Montes Claros
PSE realiza capacitação sobre prevenção ao uso das drogas lícitas e ilícitas
Alunos do CEMEI Raimundo Neto recebem visita de oftalmologista
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024