Daniel Moraes
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro Morrinhos comemorou em abril deste ano, uma década de existência. O educandário surgiu para suprir uma demanda daquela região por educação infantil e sua criação ocorreu graças a uma parceria entre a associação de moradores do bairro e a Secretaria Municipal de Educação. Segundo Cristiane Graciele de Oliveira Alves, pedagoga e diretora do estabelecimento, o CEMEI passou por várias mudanças durante sua década de existência. Começando em uma casa alugada, em frente ao Mercado Sul, logo se mudou para a Rua Corrêa Machado, onde permaneceu por sete anos. Já em 2013, os alunos passaram a assistir aulas no espaço da Escola Estadual Dom Aristides Porto, onde dividiam o ambiente escolar com estudantes mais velhos. Foi só em fevereiro deste ano passou a ocupar seu endereço atual, que ainda está passando por um processo de reforma.
Para Cristiane, o novo espaço é muito superior aos anteriores. “Temos salas de aula separadas por idade, banheiros adaptados para o público infantil, brinquedoteca, refeitório, cama elástica, piscina de bolinhas, gangorra, e uma cantina com merenda de qualidade, preparada por nutricionista”, destaca. A pedagoga também destaca outras melhorias proporcionadas pelo novo ambiente, como a realização de aulas de música e educação física, além de aulas de informática, que vão começar em breve. “Temos vivido um novo tempo na Educação em Montes Claros, conseguindo avanços que a gente não esperava. Percebemos a possibilidade de fazer, destas crianças, cidadãos melhores, para o futuro”, comemora.
Luciana Iracema Sampaio acompanha com alegria este período de mudanças. Com uma filha de três anos e um irmão de quatro, ambos matriculados no CEMEI Morrinhos, Luciana acredita que a mudança de endereço trouxe impactos positivos para os alunos. “Ficou muito melhor, porque na outra escola tinha crianças de outras idades, escada, banheiros não adequados. Eu percebo muita diferença, até para a aprendizagem é melhor, as crianças têm mais vontade de vir à escola”, declara.
O educandário atende, hoje, a 120 alunos, com idades entre 2 e 5 anos. Um deles é Caio Henrique Lopes, que tem 5 anos e cursa o 2º período. Ele aprovou as mudanças: “Aqui é melhor. Tem comida boa, pode correr, pode brincar mais. Gosto mais de vir aqui”. Sua colega de turma, Ana Júlia Costa, de apenas 4 anos, também prefere o novo espaço. “Essa escola é mais bonita”, diz.
Fotos: Wilson Medeiros
Leia também:
Sessão Especial do Trilha da Leitura
A Cinderela Miss Brasil da Escola Jair de Oliveira
1º Trimestre com muitos eventos e atividades no Cemei Nova Vida
Clima de festa no Cemei Raimundo Neto
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024