Farley Henrique (Educamoc)
A Escola Municipal Professora Sônia Quadros, encontrou em Luanna (boneca de pano e borracha) uma parceira importante no processo de aprendizado dos alunos. Idealizado pela professora Filomena Costa, em 2015, o projeto trabalha com desenvolvimento da leitura e escrita, ampliação do vocabulário, construção da identidade e valores que contribuem com a formação e educação das crianças.
Com nome escolhido pela própria turma, o projeto “Boneca Luanna” começou a ser desenvolvido a partir do projeto Consciência Negra, porém, para este, o foco foi à Menina bonita do laço de fita. “Com essa história pudemos trabalhar com os pequeninos o respeito às diferenças, o cuidar, carinho e responsabilidade (valores morais). A busca do coelhinho (da história) por informações sobre a cor da personagem, de uma forma curiosa, mexe com o interesse da criança pra saber o porquê daquela cor”, explica a professora Filomena Costa.
Sistema de Rodízio
Na Sônia Quadros o projeto funciona em um sistema de rodízio: Cada dia um aluno leva a boneca e um diário para um passeio na sua casa e, junto com os seus familiares, relatam todas as atividades desenvolvidas nesse período.
“Estou encantada, pois a cada turminha que trabalho com a boneca a recebe com muito carinho. Cada dia um aluno leva a boneca para um passeio na sua casa e não fica só no passeio. E o registro em forma de diário, com a participação dos pais, torna a família parte integrante da atividade”, afirma a idealizadora do projeto.
Fotos e vídeo: Filomena Costa
Leia também:
Escola Municipal Professora Sonia Quadros recebe primeira apresentação da Trilha da Leitura em 2016
I Mostra de Dança Infantil Cemei São Marcos
Alunos do Cemei Santa Rafaela recebem presentes de entidades parceiras
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2024