Neste sábado,18, a comunidade escolar de Montes Claros vai se unir em uma grande
mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti. As ações deste final vão marcar o lançamento do "Prêmio Estudantes Saudáveis Dentro e Fora da Escola", uma
iniciativa da Prefeitura, executada através da Secretaria de Educação, que tem o
objetivo promover a saúde através da adoção de hábitos saudáveis.
Nesta primeira edição, o Prêmio será direcionado às ações de prevenção e combate ao
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikugunya e zika. “Acreditamos que
a educação é uma aliada importante na prevenção de doenças e na promoção à saúde, especialmente neste momento em que o Município vive uma situação epidemiológica emergencial. Por isso, convocamos educadores, estudantes e toda a comunidade escolar para reforçar as ações, já intensificadas pela equipes de vigilância em saúde”, explica Rejane Veloso, secretária municipal de Educação.
Segundo a secretária, as atividades foram organizadas em forma de gincana, uma
metodologia de ensino que promove o trabalho em equipe, o respeito a regras e a
união para um objetivo comum.
A gincana integrará 110 escolas do Sistema Municipal de Ensino, além de escolas da rede estadual e de instituições particulares, inclusive faculdades.
DESAFIO
As tarefas da gincana incluem a limpeza do ambiente escolar e das residências dos estudantes e servidores (eliminação dos recipientes e lugares de proliferação do mosquito), recolhimento e doação de resíduos sólidos para associações de catadores (parceria com o projeto Recicla aos Montes), plantio de árvores em espaços públicos (parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente), panfletagem virtual, blitzen educativas, caminhadas ecológicas e passeios ciclísticos, sempre recolhendo materiais que possam acumular água, como plásticos, latinhas e pneus, dentre outros.
As ações serão realizadas até o mês de novembro, em parceria com a Secretaria de Saúde e demais instituições que compõem o Comitê Municipal de
Mobilização Social de Combate à Dengue. Todas as atividades valem pontos e, ao final,
serão premiadas as escolas vencedoras.
Para monitorar os resultados, cada escola participante contará com a Brigada Escolar,
que vai acompanhar as atividades e as intervenções feitas em casa pelos alunos e servidores. Essas informações irão alimentar a Estação de Banco de Dados e Controle do Índice de Arboviroses, que além de servir para mensurar os resultados da gincana, também vai gerar relatórios com dados estatísticos e contribuir para o trabalho de monitoramento e controle de focos do mosquito.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025