Imagem de destaque A seiva das matas indígenas no CAIC Renascença

A seiva das matas indígenas no CAIC Renascença

09/09/2015 - 11:35 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Douglas Neves

Foi realizada na escola municipal Joaquim José do Azevedo (CAIC Renascença), na Vila Exposição, no dia 04 de setembro, a culminância do Projeto Sou índio, sou brasileiro, no qual os alunos mostraram os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre letivo com a temática da valorização da cultura indígena.

A Mostra Cultural apresentada à comunidade consistiu em trabalhos sobre a contribuição indígena na formação do povo brasileiro em diversos seguimentos, como: culinária, vocabulário, brincadeiras e tradições diversas. “O estudo foi intenso e a resposta maravilhosa” declara a supervisora Leilah Cardoso.

Além da rica e colorida exposição dos itens confeccionados foram apresentadas várias danças e músicas, com destaque para a região amazônica e o genocídio dos povos indígenas. O analista de artes da Secretaria Municipal de educação, Luis Carlos Vieira, frisou a compreensão do tema pelos alunos “As crianças mostraram realmente vários aspectos dessa cultura e que entenderam a presença indígena na nossa formação”.

O estudo dos gestores e professores sobre as matrizes do povo brasileiro e o interesse dos alunos foi frisado pela Analista do Instituto Alpargatas, Ellen Santos “A eficácia do projeto é evidente pelos depoimentos dos estudantes e seus pais e nos trabalhos apresentados, uma surpresa muito boa”. A diretora Valeria Fiúza, analisa o resultado do projeto na escola “A união de toda equipe e parceiros proporcionou esse lindo trabalho. Estamos muito satisfeitos”, declara.

A Escola Municipal Joaquim José do Azevedo foi uma das contempladas do programa Educação pela Cultura, em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros com o Instituto Alpargatas.

Educação pela cultura

Projeto Educação pela Cultura visa promover de forma interdisciplinar atividades artísticas como: artesanato, culinária, música e dança em sintonia com o currículo escolar oficial reforçando assim a identidade multicultural e a miscigenação do povo brasileiro.

Leia também:

Todo Dia Foi Dia de Índio na escola Manuel Pereira do Nascimento

Sob ótica multicultural da miscigenação é apresentado o projeto Educação pela Cultura

Conscientização Sobre Trânsito Seguro No Desfile Cívico de 7 De Setembro

As Raízes da Cultura da Nossa Região