Farley Henrique
A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) realizou na quarta-feira, 12 de agosto, no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), a cerimônia de abertura do Curso de Formação de Professores alfabetizadores pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PENAIC).
O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. A realização do curso em Montes Claros é resultado da parceria entre Prefeitura, Ministério da Educação e Unimontes, responsável pela formação continuada dos orientadores de estudo que serão os multiplicadores do curso junto aos professores alfabetizadores.
“Esse é o terceiro ano que o município adere ao Pacto. A partir de agora teremos formações continuadas uma vez por mês, começando já no próximo dia 15 até o mês de dezembro, onde os professores do 1º, 2º e 3º ano terão a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos, o que irá contribuir com a evolução da aprendizagem dos alunos”, explica a coordenadora municipal do Pacto, Rejane Veloso Rodrigues.
De acordo com a secretaria municipal de educação, Sueli Nobre, essa formação é uma excelente oportunidade para os professores discutirem e refletirem sobre o tema. “Ela é produtiva e eficiente, pois o professor discute na formação o que ele vivencia em sala de aula. É uma oportunidade muito interessante para que ele consiga cada dia mais melhorar e potencializar a sua prática em sala de aula”.
Evento
No evento, que contou com a presença de professores e diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, o secretário adjunto de educação, Professor Huagner Cardoso, fez uma explanação sobre o Plano Decenal Municipal de Educação e suas metas. Na sequência, a coordenadora Rejane apresentou as informações gerais do Pacto e a equipe de orientadores de estudo, que serão os multiplicadores do curso.
“O curso é de extrema importância, uma vez que o estudo em conjunto contribui e muito com o nosso trabalho na medida em que permite a troca de informações com outros professores o que contribui na melhora de nossa forma de atuação em sala de aula”, avalia a professora da E. M. Profª. Hilda Carvalho, Claudia Fernandes.
Os presentes no evento ainda puderam acompanhar a apresentação da coordenadora da Educação Inclusiva da SME, Edite de Jesus Pereira da Silva, que convidou a todos para uma reflexão sobre a história do processo de inclusão na sociedade, e uma apresentação musical do cantor e compositor montesclarense Wanderdaik, acompanhado pelos alunos da oficina de música da E. M. Bolivar de Andrade, Maria Eduarda e Andersom.
Leia também:
Última reunião do PNAIC em 2014
Atletas Paralímpicos da Rede Municipal de Ensino destacam no JEMG
Alunos das oficinas de Judô superam desempenho de 2014 no JEMG deste ano
Lançamento oficial do projeto pedagógico “Astronomia: Divertida Viagem Sideral”
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025