Imagem de destaque Abertura do Programa Saúde na Escola

Abertura do Programa Saúde na Escola

18/08/2017 - 14:29 | atualizado em 30/06/2020 - 14:27

Farley Henrique (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE), realizou nessa quinta-feira, 17 de agosto, no Auditório da E.E Prof. Plínio Ribeiro (Escola Normal), a cerimônia de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE).

O evento, que teve como objetivo apresentar e explicar o Programa em sua totalidade, teve como público diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino e da Rede Estadual, representantes do colegiado no segmento de pais; representantes do Programa de Educação Integral e integrada da escola e agentes da Saúde.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do secretário municipal de educação, Benedito Said, do superintendente regional de ensino, Roberto Jairo, do diretor de atenção a saúde da SMS, Bruno Pinheiro, da gerente administrativo da SME, Rejane Veloso, da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, e do diretor administrativo e financeiro da SME, Valdoir Lázaro; a nutricionista e referência técnica da Superintendência Regional da Saúde, Graciele Fernandes, explicou o que é o PSE e suas demandas, e apresentou o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), formado por representantes da Saúde e Educação. A referência técnica do PSE da SMS, Ana Paula Pedroso, foi à responsável por explanar o planejamento das ações do Programa. Confira aqui a equipe do GTI-M.

“As ações do PSE são de competência da equipe da Estratégia Saúde da Família juntamente com os diretores e serviço pedagógico das unidades de ensino, com o monitoramento do GTI-M. Com certeza esta parceria Estado e Município desenvolverá um trabalho de excelência em benefício dos escolares”, explica a referência técnica do  PSE da SME, Nilza Pereira Dias.

Programa

O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do MEC, instituído em 2007, por decreto presidencial. A partir de 2007 o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) passou a integrar o PSE, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

Montes Claros, por intermédio das Secretarias de Saúde e Educação, firmaram o termo de compromisso Município / Distrito Federal, formalizando as metas das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação básica da rede pública de ensino, e a formação permanente de profissionais de saúde e educação nos seus territórios de responsabilidades.

“Essa é uma parceria muito importante, porque é também um processo de inclusão. Não é somente a questão da saúde, como instituição, mas acima de tudo a melhoria na qualidade de vida. E esse programa é muito importante pra levar e conhecer as realidades e, a partir desse conhecimento, buscar as condições necessárias”, destaca o secretário municipal de educação, Benedito Said.

Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)

Leia também:

Trilha da Leitura realiza exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante projeto ‘Nas Trilhas Literárias de Montes Claros’

Formatura do Proerd na Escola Dr. Alfredo Coutinho

SME apresenta temática da Educação Infantil para o 2º semestre de 2017

SME e CAPSI promovem fórum permanente ‘Saúde e Educação: Interlocuções possíveis'