Farley Henrique (Educamoc)
A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE), realizou nessa quinta-feira, 17 de agosto, no Auditório da E.E Prof. Plínio Ribeiro (Escola Normal), a cerimônia de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE).
O evento, que teve como objetivo apresentar e explicar o Programa em sua totalidade, teve como público diretores escolares do Sistema Municipal de Ensino e da Rede Estadual, representantes do colegiado no segmento de pais; representantes do Programa de Educação Integral e integrada da escola e agentes da Saúde.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do secretário municipal de educação, Benedito Said, do superintendente regional de ensino, Roberto Jairo, do diretor de atenção a saúde da SMS, Bruno Pinheiro, da gerente administrativo da SME, Rejane Veloso, da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, e do diretor administrativo e financeiro da SME, Valdoir Lázaro; a nutricionista e referência técnica da Superintendência Regional da Saúde, Graciele Fernandes, explicou o que é o PSE e suas demandas, e apresentou o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), formado por representantes da Saúde e Educação. A referência técnica do PSE da SMS, Ana Paula Pedroso, foi à responsável por explanar o planejamento das ações do Programa. Confira aqui a equipe do GTI-M.
“As ações do PSE são de competência da equipe da Estratégia Saúde da Família juntamente com os diretores e serviço pedagógico das unidades de ensino, com o monitoramento do GTI-M. Com certeza esta parceria Estado e Município desenvolverá um trabalho de excelência em benefício dos escolares”, explica a referência técnica do PSE da SME, Nilza Pereira Dias.
Programa
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do MEC, instituído em 2007, por decreto presidencial. A partir de 2007 o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) passou a integrar o PSE, que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.
Montes Claros, por intermédio das Secretarias de Saúde e Educação, firmaram o termo de compromisso Município / Distrito Federal, formalizando as metas das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação básica da rede pública de ensino, e a formação permanente de profissionais de saúde e educação nos seus territórios de responsabilidades.
“Essa é uma parceria muito importante, porque é também um processo de inclusão. Não é somente a questão da saúde, como instituição, mas acima de tudo a melhoria na qualidade de vida. E esse programa é muito importante pra levar e conhecer as realidades e, a partir desse conhecimento, buscar as condições necessárias”, destaca o secretário municipal de educação, Benedito Said.
Fotos: Mauro Fernando (Educamoc)
Leia também:
Formatura do Proerd na Escola Dr. Alfredo Coutinho
SME apresenta temática da Educação Infantil para o 2º semestre de 2017
SME e CAPSI promovem fórum permanente ‘Saúde e Educação: Interlocuções possíveis'
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025