Imagem de destaque Abordagem pedagógica da Cultura Afro-Indígena é o tema da capacitação do Programa Educação Pela Cultura

Abordagem pedagógica da Cultura Afro-Indígena é o tema da capacitação do Programa Educação Pela Cultura

19/05/2016 - 16:20 | atualizado em 30/06/2020 - 14:26

Douglas Neves (Educamoc)

A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) em uma parceria com o Instituto Alpargatas (IA) realizou nos dias 17 e 18 de maio, oficinas de capacitação e apresentação do Programa Educação Pela Cultura para as novas escolas contempladas.

Os temas abordados nos estudos serão as culturas afrodescendentes e indiodescendentes e a aplicação das mesmas em atividades culturais nas escolas municipais; Alcides Carvalho, Bolivar Andrade, Egídio Cordeiro, Irmã Beata e Alfredo Soares da Mota, atendendo as resoluções propostas nas leis 10639 e a lei 11645, que regulamentam a introdução dessas temáticas no currículo escolar.

As palestras ministradas pela mestra Rilma Souza Melo pretendem fortalecer as intuições contempladas pelo projeto para a pedagogia e metodologia de projetos com a temática afro-indígena “O nosso país tem uma divida com essas matrizes que compõem o povo brasileiro, e que a escola agora precisa reconhecer o seu lugar” frisa a educadora. Maria Enedina Silveira, coordenadora do ensino fundamental da SME, salienta o valor social dessas ações “Os alunos podem encontrar a essência da formação do seu povo, e assim, respeitar melhor as diferenças e construir a cidadania com isso”.

O professor André Gesino,da escola Bolivar de Andrade,salienta a desconstrução de preconceitos que esse trabalho pode  ocasionar “ Além de aproximar das culturas afro e indígenas esses temas podem quebrar uma série de preconceitos e abrir olhares  diversidade”. ”A minha expectativa é que alcancemos grande sucesso na busca do conhecimento em nosso projeto” declara animada, Maria Eunice Freitas, da escola Egidio Cordeiro.

Educação pela cultura

Projeto Educação pela Cultura visa promover de forma interdisciplinar atividades artísticas como: artesanato, culinária, música e dança em sintonia com o currículo escolar oficial reforçando assim a identidade multicultural e a miscigenação do povo brasileiro.

Leia também:

Oficina de Elaboração de Projetos Didáticos sobre as Olimpíadas 2016

Homenagem às mães no Cemei Mundo da Criança