ASCOM
Alunos de várias escolas do norte de Minas receberam nesta terça-feira, 24, no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, a medalha de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 1.064 alunos da região receberam menção honrosa pela participação no torneio. Seis alunos receberam medalha de ouro, vinte receberam medalha de prata e cento e oito alunos ganharam a medalha de bronze.
O coordenador da Obmep na região, Rosivaldo Antônio Gonçalves, destacou a vitória na competição nacional. Ele destacou ainda a mudança de postura dos professores da rede municipal de ensino de Montes Claros, o que refletiu nas duas medalhas de prata conquistadas pelos alunos da rede. Rosivaldo ainda falou sobre a ascensão do Brasil no ranking mundial de matemática, que subiu da 44ª para a 38ª posição.
Os alunos premiados com uma medalha na competição ganharam uma bolsa permanente de R$ 400 mensais durante dois anos. Além disso, eles terão asseguradas bolsas em mestrado e somaram pontos para participar do programa Ciência Sem Fronteiras.
Para a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Telma Veloso, as conquistas obtidas na região deverão proporcionar um grande desenvolvimento científico de agora em diante. “Todos são vitoriosos por estarem aqui. Quero parabenizar aos alunos, professores e pais, que contribuíram para o sucesso destas crianças. Tenho certeza que este resultado mostra um avanço na área das ciências exatas e a nossa região deverá evoluir neste quesito daqui pra frente”, disse.
A Obmep é um projeto do Governo Federal para estimular o estudo da matemática. A Olimpíada envolve estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Fotos: Fábio Marçal
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025