A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e com apoio da Superintendência Regional de Ensino, realizou na noite dessa sexta-feira, 17, a solenidade de encerramento da fase municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2023). A competição definiu os participantes para a fase microrregional. O evento contou com 30 escolas das redes estadual, municipal e particulares. Mais de 900 alunos participaram das disputas nas modalidades de Basquete, Handebol, Futsal, Vôlei e Xadrez.
A solenidade de encerramento contou com a presença do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto; secretários municipais; representante da Câmara dos Vereadores e familiares dos estudantes-atletas que disputaram a final do Futsal Masculino (módulo II) entre a Escola Polivalente e o Colégio Padrão. A Polivalente sagrou-se campeã ao vencer o jogo por 5 a 4.
O Colégio Indyu conquistou os títulos de Basquete nas modalidades Masculino e Feminino, módulos l e ll.
Na modalidade Vôlei, sagrou-se campeã no módulo l Feminino a Escola Estadual João de Freitas Neto, sendo que o Colégio Marista faturou o módulo ll. Na categoria Masculina, módulo l, a escola campeã foi a Rozenda Zane Morais, da rede municipal de ensino. No módulo ll, o título ficou com o Colégio Indyu.
Na categoria de Futsal Feminino, a Escola Estadual Carlos Albuquerque ficou com o título nos dois módulos. No Masculino, o módulo l teve como campeã a Escola Municipal Neide Melo Franco (bairro Camilo Prates). No módulo ll, o título ficou com a Escola Estadual Professor Alcides Carvalho (Polivalente).
Secretária municipal de Esportes e Juventude, Celeste Fróes destacou no encerramento que "foram momentos de interação e integração dos atletas. Além de competir, os jogos serviram para demonstrar e descobrir novos talentos, além de promover benefícios à saúde física e psicológica e incentivar a prática esportiva, ajudando na construção e formação de valores dos estudantes”.
Representando o prefeito Humberto Souto, o vice-prefeito Guilherme Guimarães incentivou os vencedores a "continuarem com a mesma luta e determinação para representar o município na fase microrregional”.
Geraldo Magela, organizador do evento, destacou que “vamos para a próxima etapa para representar a cidade em outras fases da competição".
Além de fomentar a prática esportiva com finalidades educativas, os jogos escolares possibilitam a identificação de talentos esportivos, contribuem para o desenvolvimento integral do aluno, estimulam a prática esportiva nas escolas e promovem o intercâmbio social e esportivo entre os participantes. Também ampliam o vínculo do aluno com a escola e contribuem na diminuição da evasão escolar.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025