Farley Henrique (Educamoc)
Foi realizada nessa quarta-feira, 30, na Escola Municipal Mariana Santos, a cerimônia de culminância do projeto "Cultura Afro Brasileira", que é promovido pelo Instituto Alpargatas (IA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) em 10 unidades de ensino do município.
No evento, que contou com a presença da coordenadora do Programa do Instituto Alpargatas, Helen Mariana Santos, da coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange, do analista de conteúdos curriculares da SME, Luís Vieira e, dos pais, os alunos (4º ao 9º ano) participantes do projeto realizaram apresentações de danças voltadas para o tema do projeto, como Dança do Zumbi e Capoeira. Ainda na cerimônia, os presentes puderam prestigiar também o concurso Beleza Negra e uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em atividades do projeto.
“Estamos muito contentes com essa oportunidade de valorizar a cultura afro e suas contribuições pra nossa história. A cultura afro é muito rica, cheia de coisas interessantes que contribuiu bastante com a criatividade dos nossos alunos, motivando-os a desenvolver belos trabalhos”, comenta a diretora da unidade, Rosemary Ribeiro.
Educação pela Cultura
O projeto Cultura Afro Brasileira faz parte do Programa Educação pela Cultura do IA, que visa promover, em parceria com as Prefeituras, uma educação de qualidade por meio de conteúdos e vivências escolares que incluem temas fora dos currículos escolares tradicionais. Além da Mariana Santos, o projeto contempla as escolas Dr. Crisantino Borém, João Valle Maurício, Dú Narciso, Profª Hilda Carvalho, Caio Lafetá, Jason Caetano II, Rotary São Luiz, Dr. Alfredo Coutinho e Geraldo Pereira.
“Começamos pela Mariana Santos, onde tivemos uma avaliação muito positiva, muita integração, muita dedicação escola/comunidade. A mensagem que fica pra todos os gestores, corpo docente, alunos e familiares, que desenvolve esse projeto, é que a cultura afrodescendente não é uma coisa distante, é uma cultura que está presente no nosso dia a dia, nos nossos costumes, nas nossas comidas, são as nossas raízes que não podemos deixar morrer. Temos que mostrar para as próximas gerações a importância do povo negro na formação do povo brasileiro. Esse e o propósito do IA com o projeto”, explica a coordenadora do programa do IA, Helen Mariana Santos.
Leia também:
Nas Trilhas do Mundo Subterrâneo
Formação para os gestores escolares municipais: Gestão Escolar em 5 Dimensões
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025