Farley Henrique (Educamoc)
A Escola Municipal Profª. Hilda Carvalho Mendes realizou na manhã desta terça-feira, 26, um momento especial em comemoração ao Dia do Surdo. Na oportunidade, a escola recebeu a equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (CEI), que estará presente durante esta semana em todas as unidades de ensino do município que possuem alunos surdos.
Durante o evento, que também contou com a presença do secretário municipal de educação, Benedito Said, o professor e instrutor de Libras, Alex Fabiano, que também é surdo, ministrou uma palestra sobre a história da língua de sinais e realizou uma dinâmica, com os alunos, que teve como objetivo explorar a comunicação visual por meio de gestos.
Ainda na solenidade, a psicopedagoga da CEI, Edite de Jesus, exibiu um vídeo em homenagem a todos os alunos surdos do município. Na sequência, todos os presente no momento cantaram os parabéns pela data para o aluno do 3º ano da Hilda Carvalho, Eduardo Augusto Maia, que é surdo.
“Estou surpreso e emocionado. Observei que os alunos já conseguem comunicar por meio dos sinais. Percebo que o Eduardo não ficará isolado. Parabéns a intérprete Aline Rocha, pelo trabalho desenvolvido com os alunos”, disse o instrutor Alex Fabiano.
Responsável pelo trabalho com os alunos em sala de aula, a intérprete do 3º ano da Hilda Carvalho, Aline Rocha, destacou a importância da comemoração na escola. “Hoje temos o prazer de estarmos comemorando essa data marcante, que representa as lutas dos surdos. E para a nossa escola - que é inclusiva, esse dia é um marco!”.
Aline ainda comentou sobre o trabalho com o Eduardo. “Trabalhar com o Eduardo é uma coisa muito prazerosa, porque ele é um aluno surdo que se desenvolve bem, tanto nos estudos quanto com os colegas. A surdez pra ele não é um empecilho, pois a língua de sinais vem para somar e auxiliar nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento na sala de aula”, destaca.
Inclusão do surdo na educação municipal
Atualmente o Sistema Municipal de Ensino possui 17 alunos surdos distribuídos no Ensino Fundamental, Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA); 17 interpretes e 2 instrutores. Além do professor regular, cada aluno tem o acompanhamento de um instrutor na sala de aula. O aluno também pode ser acompanhado na sala de recurso por um professor de Atendimento Educacional Especializado.
“O Dia Nacional do Surdo é importante, pois comemora o reconhecimento e inclusão do surdo na localidade. Celebramos com uma semana de visita as escolas com atividades recreativas para interação entre surdos e ouvintes. Assim comemoramos junto com as escolas mais uma conquista de inclusão”, destaca a coordenadora de Ed. Inclusiva da SME, Meirielle Pereira.
Clique aqui e confira a programação da Semana
Fotos: Farley Henrique (Educamoc)
Leia também:
Semana em comemoração ao Dia do Surdo
Trilha da Leitura premia os vencedores do concurso de escrita ‘Reescrevendo Montes Claros’
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025