Farley Henrique (Educamoc)
No dia 8 de abril é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Braille. O Braille é um sistema de escrita e leitura, para pessoas com deficiência visual, baseado na percepção por meio tato destinado. A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação Inclusiva, faz menção a está data, que foi instituída no país em homenagem ao dia de nascimento do primeiro professor cego brasileiro, José Álvares de Azevedo.
Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no país 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 6 milhões classificada como baixa visão. “Atualmente o Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros atende 6 alunos cegos, tendo como percussora desse trabalho a professora braillista, Antônia Aparecida da Silva.
De acordo com a Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME, já foram concretizados no município mais de 5 cursos de Braille, capacitando assim uma média de 300 professores para trabalhar com esse público. “Atualmente já contamos com uma equipe na SME que realiza avaliação funcional da visão nos alunos com diagnóstico de baixa visão. Essa mesma equipe assiste as escolas com palestras e orientações aos profissionais que estão acompanhando esses alunos”.
Atualmente o município conta com uma impressora Braille para confecção dos materiais didáticos na sala de recurso multifuncional da Escola Municipal Ruy Lage. “O Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros caminha com foco em um fazer pedagógico pautado em uma inclusão que venha garantir a aprendizagem de todos os alunos”, destaca a supervisora educacional e professora braillista, Antônia Aparecida da Silva.
Foto: Coordenadoria de Educação Inclusiva
Leia também:
Abertura do projeto “Nas trilhas literárias de Montes Claros" na Artur Fagundes de Oliveira
Trilha da Leitura apresenta em entidades parceiras
“Nas trilhas literárias de Montes Claros” chega a Escola Afonso Salgado
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025