Imagem de destaque 3º LUGAR GERAL - Alunos da E.M. Mestra Fininha participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

3º LUGAR GERAL - Alunos da E.M. Mestra Fininha participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

28/07/2025 - 11:11
SECOM | Texto: Secretaria Municipal de Educação | Fotos: Mauro Fernando

No último dia 19 de julho de 2025, quatro estudantes do 7º ano do ensino fundamental, matriculados do Programa em Tempo Integral da Escola Municipal Mestra Fininha, acompanhados pela diretora Kátia Takaki e do tutor Luiz Henrique Dias Lopes, participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, no campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG em Montes Claros/MG.

A equipe de alunos(as), Lucas Emanuel Ferreira Rocha, Lurian Emanuelly Viana Gomes, Alisson Leonardo Silva Sampaio Alícia Rafaela Silva Sampaio, competiram com outras 25 equipes das diversas cidades da região norte de Minas Gerais, conquistando o 3º lugar geral, medalha de bronze, sendo a única equipe de uma escola pública a se classificar para a etapa estadual OBR 2025, que acontecerá em Montes Claros, no dia 23 de agosto do corrente ano.

A robótica incentiva a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, preparando-os para os desafios escolares e para a vida, além de estimular a resolução de problemas.

Trabalho em Equipe e Dedicação

O sucesso da equipe de robótica é resultado do trabalho conjunto entre alunos, educadores e Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação. O apoio foi fundamental para incentivar a formação da equipe, desenvolver habilidades e talentos, bem como oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto. A experiência de trabalhar em grupo, resolver problemas e criar soluções tecnológicas ajudou os alunos a desenvolverem competências essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade.

O Futuro é Promissor

O secretário de Educação, Charles Gutemberg, reforça que o município de Montes Claros, como proposta de governo do prefeito Guilherme Guimarães, está determinado a continuar investindo na educação integral e na formação de grupos como o de robótica, que não apenas promovem o aprendizado técnico, mas também preparam os alunos para ser cidadãos ativos e inovadores. "Essa vitória é apenas o começo de uma nova jornada, e estamos ansiosos para ver onde essa estrada nos levará a seguir", afirmou o secretário.

Expansão do Projeto de Robótica e Laboratórios, parceria SME/IFNMG/Prefeitura de Montes Claros

Graças aos resultados positivos alcançados, com o uso de tecnologia nas aulas e o engajamento dos alunos, em 2025, o município foi contemplado com o Programa Mais Ciência na Escola, financiado pelo CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, fruto da parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e estão sendo implantados 18 laboratórios de robótica em 18 escolas municipais, inclusive escolas localizadas na zona rural. Essa iniciativa representa um avanço significativo na promoção da educação tecnológica e na oferta de oportunidades de aprendizado para todos os alunos.