A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou parceria com a VLI, que administra a linha férrea que corta a cidade, para desenvolver o programa Atitude Ambiental, que tem como objetivo promover a educação ambiental junto à comunidade escolar.
O programa está em 13 unidades escolares municipais localizadas nas proximidades da linha férrea. Elas participam de atividades cujo foco é a promoção da coleta seletiva e o reaproveitamento dos resíduos recicláveis.
Deusa Ribeiro, coordenadora de Projetos Educacionais da SME, explica que o programa começou realizando uma pesquisa nas escolas participantes, que apontou o descarte de resíduos no entorno da linha férrea como o principal problema ambiental vivenciado pela comunidade local. “A partir dessa pesquisa, ficou definido que o projeto trabalharia a redução de resíduos no espaço escolar e na comunidade do entorno”, conta.
De acordo com a coordenadora, durante três anos serão realizadas diversas atividades educativas envolvendo servidores, estudantes e seus familiares, com o objetivo de promover a adoção de hábitos e atitudes sustentáveis.
O programa também conta com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, da Econservation Estudos e Projetos Ambientais, além das associações de catadores que integram o programa Recicla aos Montes.
O projeto começou nas escolas municipais Professora Hilda Carvalho Mendes, no bairro Dr. João Alves, e Dr. Mário Tourinho, no bairro de Lourdes. Agora, as ações estão sendo estendidas aos Centros de Educação Infantil (CEMEIs) São Judas, Deputado Antônio Pimenta, Cristo Rei, Amiguinhos de Jesus, Maria de Lourdes Antunes Pimenta (O Nosso Lar), Aninha Correia Ribeiro, Alegria de Viver, Padre Aderbal de Almeida Murta e Hamilton Lopes, além da escola municipal Joaquim José de Azevedo e da Escola Circulista.
O programa também realiza oficinas de formação de multiplicadores, abordando temas como coleta seletiva; reutilização de resíduos recicláveis; compostagem dos resíduos orgânicos gerados no espaço escolar; redução de resíduos da alimentação escolar; educação para o consumo; e educação financeira, com a participação de servidores, estudantes e seus familiares.
As oficinas também são uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e resultados das ações realizadas nas escolas, e que servem como incentivo para as demais unidades e toda a comunidade.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025