Imagem de destaque ANIVERSÁRIO DO JASON - Escola Municipal Jason Caetano celebra 50 anos com programação especial

ANIVERSÁRIO DO JASON - Escola Municipal Jason Caetano celebra 50 anos com programação especial

22/11/2023 - 16:33
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma programação especial para celebrar os 50 anos de criação da Escola Municipal Jason Caetano, localizada no bairro Santo Antônio.

A programação começou na noite de terça-feira, 21, com a reinauguração do Prédio I da escola, que foi totalmente reformado, ampliado e recebeu instalações modernas e acessíveis. A solenidade contou com a presença do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários e servidores municipais, autoridades convidadas, além dos moradores do bairro e do entorno.

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a alegria de entregar mais uma obra para uma área tão importante que é a Educação. “Construir ou reformar uma escola é uma forma de investir no cuidado com as pessoas. E não tenho dúvidas de que investir na Educação é o melhor meio de promover esse cuidado”, ressaltou.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou que “quando investimos na Educação estamos celebrando a vida, e agradecemos a Deus por essa oportunidade”.

Para a reforma do Prédio I da Escola Jason Caetano foram investidos cerca de R$ 650 mil, recursos do Tesouro Municipal. A reforma foi realizada com mão de obra do próprio Município, através da equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação técnica da engenheira civil Érika Ruas.

O prédio foi totalmente reconstruído e recebeu novas instalações. Ele conta com cozinha, depósito de alimentos, lavanderia, depósito de material de limpeza, escovódromo, pátio coberto, refeitório, banheiros adaptados e acessíveis, e uma nova área de acesso, toda coberta, com acessibilidade em todos os ambientes.

Também foi feita a pintura geral do prédio, troca de piso, telhado e instalações hidrossanitárias, e instalação de forro de PVC em todos os ambientes. A estrutura elétrica foi refeita, inclusive nas áreas externas, com instalação de pontos de
iluminação, possibilitando o uso do prédio em horários noturnos. Também foi instalado o sistema de monitoramento por câmera de segurança, com vigilância eletrônica de toda a escola e seu entorno. “Foi feita uma reforma enorme, um trabalho
gigantesco, e que deu dignidade às pessoas que aqui trabalham”, destacou a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso.

A diretora do Jason Caetano I, Maria Zelita Barbosa Silveira, agradeceu as novas instalações, em nome da comunidade escolar. “É com muita alegria que estamos reinaugurando o nosso Jasonzinho, como é tão carinhosamente chamado por nós”,
agradeceu.

50 anos de história

A celebração dos 50 anos da Escola Municipal Jason Caetano continuou na manhã dessa quarta-feira, 22, ao som da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar, reunindo toda a comunidade escolar e convidados, com homenagens a ex-diretores, servidores e alunos das duas unidades da escola - Jason Caetano I e II. “Celebrar os 50 anos dessa instituição, o jubileu de ouro, é motivo de gratidão. Agradecemos a Deus, à família Jason Caetano e à gestão municipal por investir no cuidado com a nossa escola”, agradeceu a diretora Leila Robéria Nunes Silva, da Escola Municipal Jason Caetano II.

Breve histórico

A Escola Municipal Jason Caetano teve início em 1970, na Fazenda Riacho do Fogo, zona rural de Montes Claros, de propriedade do Sr. Jason Caetano, e surgiu da necessidade de alfabetizar os filhos dos trabalhadores rurais que residiam nas
proximidades da fazenda. As aulas eram ministradas pelas filhas do proprietário da fazenda.

Em 1973, a escola foi transferida para a zona urbana de Montes Claros, passando a funcionar em salas improvisadas, numa pequena chácara localizada na rua Salvador, bairro Santo Antônio. Algum tempo depois, a escola foi transferida para a sede da Conferência Vicentina Santo Antônio. Nessa época, a escola era conhecida como “Escolinha de Santo Antônio”.

Em 1981, a escola foi autorizada pela Portaria nº 007, de 16/07/81, com o nome de Escola Municipal Jason Caetano, para atendimento a alunos de 1ª a 4ª série. Mas o número de alunos foi aumentando e foi preciso alugar casas pelo bairro para atender a demanda. Em 1985, houve a criação da primeira turma de Pré-escolar, e com o número de alunos cada vez maior foi, então, construído o prédio próprio da escola. Em 1992, a escola passou a atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, quando foi, então, construído um novo prédio, a Escola Municipal Jason Caetano II, com maior estrutura e salas mais amplas e confortáveis. A escola atende alunos do Ensino Fundamental a partir do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 1º ao 8º período.