Imagem de destaque CEMEI YVONNE SILVEIRA - Prefeitura inaugura mais uma escola de educação infantil

24/04/2024 - 12:38
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou mais uma escola para atendimento à educação infantil da rede municipal. Na noite dessa terça-feira, 23, uma multidão se reuniu no entorno da Praça dos Jatobás, no bairro Morada do Sol, para participar da inauguração da nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Yvonne de Oliveira Silveira.

A solenidade contou com a presença do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, servidores municipais, familiares da homenageada, além da comunidade escolar e moradores dos bairros do entorno.

Fundado em 2015, autorizado pela Lei n° 4814/2015, o CEMEI funcionou em um prédio adaptado durante todos esses anos. “Foram oito anos funcionando em um espaço apertado, mas sempre com um trabalho de qualidade, de muito cuidado, respeito e acolhimento, focado no desenvolvimento dos alunos. Agradeço a Deus por esses momentos que estamos vivendo, com tantas escolas sendo inauguradas. Isso só é possível pelo respeito na aplicação dos recursos públicos e pelo empenho dos servidores de todas as secretarias que contribuem, cada um em sua área de atuação, para que essas obras sejam finalizadas. Muito obrigada a todos pela confiança e por estarem aqui celebrando conosco esse momento”, agradeceu a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, ao dar as boas-vindas.

Para a construção da obra foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões, recursos do Tesouro Municipal. A nova sede foi entregue pelo prefeito Humberto Souto e recebida com grande festa pela comunidade escolar. “Inaugurar essa escola é uma forma de honrar e respeitar a nossa cidade, as nossas crianças, que merecem ter um espaço adequado para estudar”, ressaltou o prefeito ao declarar inaugurada a nova unidade.

Com a inauguração da sede própria, o CEMEI terá capacidade para receber cerca de 350 alunos do Maternal II (3 anos de idade) e do 1º e 2º períodos do Pré-Escolar (4 e 5 anos de idade), nos turnos matutino e vespertino. O novo prédio foi especialmente preparado para atendimento às crianças dessa faixa etária. “Se no prédio antigo a gente já conseguia oferecer uma educação de qualidade, imagina nesse prédio tão bem preparado, com tudo o que precisamos para receber nossos estudantes. Nosso sentimento é de gratidão”, agradeceu a diretora do CEMEI, Lílian Aparecida de Oliveira.

As novas instalações contam com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços, além de uma ampla área aberta para recreação e prática esportiva. “A forma que a escola é feita aqui no Morada do Sol é igual a todas que são construídas nos outros bairros e nos distritos e comunidades rurais, porque todas as crianças do município devem receber a mesma atenção e a melhor qualidade na educação”, observou o vice-prefeito Guilherme Guimarães.

HOMENAGEM - O CEMEI recebeu sua denominação em homenagem à professora montes-clarense Yvonne de Oliveira Silveira. Chamada de Deusa das Letras, foi escritora de renome no meio acadêmico e literário, fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e muito contribuiu para o desenvolvimento cultural e educacional da cidade e região.