Imagem de destaque CIDADE INTELIGENTE E INCLUSIVA - Prefeitura de Montes Claros realiza a primeira Formação de Educadores em Direitos Humanos e Diversidade

CIDADE INTELIGENTE E INCLUSIVA - Prefeitura de Montes Claros realiza a primeira Formação de Educadores em Direitos Humanos e Diversidade

27/08/2025 - 12:56 | atualizado em 27/08/2025 - 12:58
SECOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Mauro Fernando

Com a intenção de estabelecer uma cultura de respeito, igualdade e justiça social no âmbito educacional, favorecendo o crescimento completo de cada pessoa e
capacitando-a para viver em uma sociedade diversa, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta terça-feira (26), a primeira formação de educadores em Direitos Humanos e Diversidade.

O evento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), localizado na Rua Major Alexandre Rodrigues, nº 416, no Bairro Ibituruna, e contou com a presença do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, e do secretário municipal de Educação Charles Gutembrg Alencar Soares, além de servidores da educação e de representantes da comunidade LGBTQIAPN+, entre outros.

As palestras ficaram por conta da socióloga Daliana Antônio, que falou sobre o letramento LGBTQIAPN; do advogado Paulo Thiago Ribeiro, que discorreu sobre os aspectos jurídicos e políticas públicas para o público LGBTQIAPN+; e do Assistente Social William Conceição, sobre a legislação educacional e políticas públicas para o público LGBTQIAPN+. “Está de parabéns a Prefeitura de Montes Claros por oferecer esta capacitação de educadores em Direitos Humanos e Diversidade, que certamente contribuirá para a formação de estudantes conscientes, críticos e aptos a se comunicar e a conviverem respeitosamente com a diversidade”, elogiou o presidente do Movimento LGBTQIAPN+ dos Gerais - MGG, José Candido de Souza Filho, o Candinho.

Para o secretário Charles Gutemberg, a realização deste evento sobre Educação em Direitos Humanos e Diversidade reforça o lema de Cidade Inteligente e Inclusiva, da atual administração de Montes Claros. “Esta Formação de Educadores em Direitos Humanos e Diversidade vem reforçar o slogan de cidade inteligente e inclusiva da Prefeitura de Montes Claros, justificando o compromisso desta administração em manter um atendimento humanizado e sem discriminação”, explicou Gutemberg.

Para o prefeito Guilherme Guimarães, notar a dedicação dos educadores nesta formação é extremamente importante. "Ver tantos servidores comprometidos em um treinamento sobre inclusão e valorização da diversidade no setor público é uma conquista relevante, uma vez que essa capacitação fornece aos docentes os recursos essenciais para combater preconceitos e fomentar a igualdade. Não há espaço para qualquer forma de discriminação em Montes Claros, especialmente no ambiente escolar", finalizou Guilherme Guimarães.