A Escola Municipal Caio Lafetá, localizada no Distrito de Ermidinha, região rural de Montes Claros, distante cerca de 50 quilômetros da sede do município, promoveu uma programação especial nesta quinta-feira, 23, para celebrar o Dia de Ação de Graças.
Tradicionalmente comemorado na quarta quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças, em inglês “Thanksgiving Day”, apesar de não ser muito popular no Brasil, nos Estados Unidos é feriado, sendo quase tão importante quanto o Natal. “Desde 2017, a data foi incorporada ao calendário escolar, e nesse dia, além de reunirmos com toda a comunidade para agradecer e celebrar nossas conquistas, também é uma oportunidade de estimular o interesse dos alunos pela língua inglesa, que é uma das matérias mais apreciadas pelos nossos estudantes”, explica Fabrício Alves Fonseca, diretor da escola.
Durante a programação, os estudantes dançaram, cantaram e declamaram orações e poesias em inglês. Também foram prestadas homenagens a servidores da escola e à secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso. “Esse é um momento para agradecer a Deus e a todos que contribuem para que a escola de fato aconteça”, ressalta o diretor.
A Escola Municipal Caio Lafetá atende alunos da sede do Distrito e de cerca de 24 comunidades vizinhas, totalizando 153 alunos do 1º período da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Fabrício Fonseca explica que o ponto forte é o relacionamento com a comunidade escolar e a participação das famílias, que sempre correspondem às convocações da escola, contribuindo para uma maior integração das ações.
A professora Jaqueline Souza Figueiredo explica que o ensino da língua inglesa faz parte da grade curricular do primeiro ao nono ano da escola. “É muito importante o ensino da língua inglesa nos anos iniciais, e ao celebrar o Dia de Ação de Graças, uma festa que teve origem nos Estados Unidos e no Canadá, temos a oportunidade de trabalhar o idioma através dessa cultura, criando novos parâmetros para os alunos”, observa.
Na escola também é ofertado o Ensino Médio, através da coabitação com a escola estadual de ensino médio de Ermidinha. “Sempre ouvíamos falar que esse processo de coabitação era muito difícil de dar certo, mas aqui na Caio Lafetá temos uma gestão de parceria e colaboração. Estamos realizando muitos projetos juntos, com apoio da Prefeitura e do Estado, e realmente tem sido um trabalho integrado e de parceria”, destaca o diretor da escola estadual, Edércio Veloso Mota.
Emily de Oliveira da Silva, mãe da aluna Sofia, destaca o cuidado da escola com os alunos. “É uma escola extremamente atenciosa não só com os alunos, mas também com a família. Minha filha espera ansiosa pela hora de ir para a aula, e isso é um indicativo de como ela se sente acolhida”, avalia.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025