Imagem de destaque CONSCIÊNCIA NEGRA 2022 - Escola Municipal Jair de Oliveira promove mês de discussões sobre o tema

CONSCIÊNCIA NEGRA 2022 - Escola Municipal Jair de Oliveira promove mês de discussões sobre o tema

01/12/2022 - 09:24
ASCOM | Texto e Fotos: Educamoc | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Durante o mês de novembro, a Escola Municipal Jair de Oliveira (bairro Eldorado) desenvolveu o projeto Consciência Negra 2022, que envolveu toda a comunidade escolar. Os professores de todas as disciplinas se engajaram dentro da sua área de atuação e desenvolveram trabalhos que abordaram o tema para os alunos.

Os principais objetivos do projeto foram: analisar a vinda dos negros africanos ao Brasil e à América na condição de escravizados, e as consequências dessa migração forçada, sentidas até hoje; analisar e entender as consequências do Racismo Institucional e do Racismo Estrutural para o povo negro no Brasil e no mundo; analisar discursos visuais e questões estéticas a fim de desconstruir padrões e preconceitos; opinar acerca do tema "Vidas negras importam" e suas implicações; debater situações cotidianas de racismo estrutural; refletir sobre o engajamento pessoal na luta a favor do empoderamento do povo negro e contra o racismo; estimular o desenvolvimento do olhar crítico e do processo criativo dos alunos em prol da transformação da realidade, visando uma sociedade mais justa.

A metodologia e a ação foram de iniciativa docente, com apoio da equipe multidisciplinar e da gestora escolar. As ações foram acompanhadas pela equipe gestora, que ofereceu suporte e orientação. Todo o processo estimulou a evolução das competências socioemocionais (autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento, tomadas de decisão responsáveis).

No dia 29 de novembro foi realizado um evento para toda a escola. Os alunos expuseram seus trabalhos em forma de cartazes, produções de texto e apresentações teatrais. A cultura negra foi retratada através de redações, pinturas e colagens. Os trabalhos retrataram a figura do negro, biografias de grandes nomes da cultura negra, personalidades negras de sucesso, comunidades negras no Brasil, formação do povo brasileiro, casos de racismo, dados numéricos sobre a discriminação racial e seleções de futebol negras. Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa sobre discriminação racial, que teve aplicação de questionário.

Nesse mesmo dia foi realizado o Concurso Beleza Negra 2022, com o objetivo de enaltecer a beleza dos afro-brasileiros, combater o racismo, dar visibilidade à causa e lembrar a todos a importância da diversidade.