Imagem de destaque CUIDANDO DO BEM MAIS PRECIOSO - Prefeitura reforça segurança nas escolas

CUIDANDO DO BEM MAIS PRECIOSO - Prefeitura reforça segurança nas escolas

30/05/2023 - 10:15
ASCOM | Texto: João Veloso Fotos: Fábio Marçal e João Veloso

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, preocupada com a segurança dos estudantes, reuniu servidores da área para um momento de esclarecimentos intitulado "Instruções de Segurança Escolar para Ajudantes de Serviços Gerais e Serventes de Zeladoria".

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso Rodrigues, lembrou que "cada um de nós trabalha não só com estudantes, mas com vidas também. Precisamos, agora, nesse momento, acolher nossos estudantes e ter esse senso de responsabilidade".

O secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, também presente ao evento, destacou que tem sido desenvolvido um trabalho conjunto entre a Guarda Municipal de Montes Claros e a Polícia Militar no sentido de reforçar a segurança nas escolas: "além disso, temos realizado, através do nosso serviço de inteligência e do da Polícia Militar, monitoramento constante de publicações na internet, até mesmo em nível de Deep Web, que é aquela internet mais oculta em comparação à convencional, além de rondas escolares, disposição de guardas municipais à paisana e monitoramento constante nas escolas que apresentem maior risco de ataques".
 
O secretário disse ainda que a Guarda Municipal está fazendo a maior operação de sua história. Vale lembrar que os educandários contam com um botão de pânico para acionar a Polícia ou a Guarda Municipal no caso de ocorrer alguma tentativa de invasão. Ele enfatizou que todas essas ações visam transmitir uma sensação maior de segurança para os pais, estudantes, professores e demais servidores pedagógicos e técnico-administrativos.

Ao final, a secretária apresentou algumas dicas para maior tranquilidade no ambiente escolar:  "é necessário que as visitas identifiquem-se, dentro das dependências da escola, com a apresentação de documento pessoal e crachá. No caso de pessoas estranhas que desejem acesso ao local, mantenham o portão trancado e comuniquem a direção. Também estejam atentos e vigilantes quanto ao comportamento dos estudantes. Evitem prestar informações em excesso, limitando-se em responder apenas o que lhe é perguntado. Em situações de emergência, acionem imediatamente a Polícia Militar ou a nossa Guarda Municipal".

Atualmente, o Sistema Municipal de Ensino conta com 112 escolas, distribuídas na áreas urbana e rural, com mais de 32 mil estudantes matriculados nas modalidades de: Educação Infantil; Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).