Imagem de destaque CULTIVANDO CONHECIMENTO - Alunos da rede municipal visitam a CEANORTE

CULTIVANDO CONHECIMENTO - Alunos da rede municipal visitam a CEANORTE

15/12/2023 - 11:23 | atualizado em 21/12/2023 - 17:05
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Estudantes da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, localizada no bairro Jardim Primavera, participaram de uma visita à Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) nessa quarta-feira, 13, para conhecer uma das etapas do caminho percorrido pelos alimentos da agricultura familiar até chegar à merenda escolar.

Os alunos foram acompanhados pela secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, da diretora da escola, Geralda Oliveira Silva, da nutricionista Gerlane Antunes, além das professoras ELiane Lacerda Mesquita e Cássia Soares Pereira.

A diretora Geralda explica que a visita faz parte de um projeto que envolve o desenvolvimento dos bons hábitos alimentares e a aproximação das famílias com a escola. “Foram várias as etapas ao longo do ano e, agora, estamos nesse momento de culminância do projeto com essa visita à Ceanorte, para que os alunos possam conhecer de perto como é a chegada desses alimentos ao principal ponto de distribuição da região, e que a partir daqui saem para o supermercado, os hortifrútis, que eles já conhecem, e também para a escola”, explica.

A comitiva foi recebida pela coordenação da Ceanorte, liderada pelo gerente Junior de Afrânio Eleutério, que explicou que os alimentos vêm de vários municípios da região e também da Bahia; sobre o processo de vendas através das feiras, que são realizadas às segundas e quartas-feiras; e dos cuidados para manter os alimentos frescos e protegidos. “Estamos muito felizes em receber as crianças aqui e queremos parabenizar a Secretaria de Educação por promover esse projeto tão importante para a  conscientização da nossa juventude, principalmente em relação à alimentação saudável. Esse é um momento especial para nós, dando sentido a todo o trabalho que desenvolvemos aqui na Central, que é o de garantir a oferta de alimentos saudáveis para todos”, destacou Junior.

A nutricionista Gerlane Antunes, que integra a equipe de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, explica que, além da oferta de alimentação saudável e nutritiva na merenda escolar, as escolas realizam, ao longo do ano, várias ações com objetivo de promover bons hábitos alimentares. “Os alunos são orientados sobre as boas práticas de higienização, as formas de preparo do alimento, o processamento, o caminho percorrido até chegar à escola, e, principalmente, sobre os benefícios das boas escolhas alimentares, para que elas sejam inseridas no dia a dia”, explica.

Durante a visita, os alunos percorreram a Casa Amarela, local em que os alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são armazenados; acompanharam a chegada de caminhões com os alimentos, vindos diretamente do produtor; percorreram o espaço da feira e conversaram com os produtores e comerciantes. “Esse momento é importante não só pela oportunidade de promover o conhecimento aos alunos, mas também pela valorização do agricultor familiar, que é o responsável pela produção da alimentação escolar, e também da maioria dos alimentos que chegam às mesas de todos nós. É importante que o aluno conheça esse processo de produção e distribuição até para evitar o desperdício de alimentos”, observa a secretária Rejane Veloso.

O sistema de Ensino de Montes Claros possui 108 unidades escolares, nas áreas urbana e rural, e cerca de 33 mil estudantes. “Grande parte do alunado vive em situação de vulnerabilidade social e tem a merenda escolar como a principal – e muitas vezes única - fonte de alimentação”, explica Rejane.

De acordo com a secretária, a Prefeitura de Montes Claros investe anualmente cerca de R$ 18 milhões para a aquisição dos produtos que compõem a merenda escolar, sendo R$ 3,8 milhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “E a maioria desses alimentos vem da agricultura familiar. Então, nós temos feito um trabalho intenso, por meio da Coordenadoria de Nutrição da Secretaria, para garantir que essa alimentação seja contínua e de qualidade, salvaguardando a segurança alimentar e nutricional de nossas crianças”, completa.

Ao final da visita, as crianças participaram de uma confraternização, junto com a equipe da Ceanorte, e tiveram a oportunidade de saborear frutas fresquinhas, vindas direto do produtor.