A equipe gestora da Escola Municipal Caio Lafetá, localizada no Distrito de Ermidinha, está realizando um ciclo de leituras e discussões com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica.
O diretor Fabrício Alves Fonseca explica que foi elaborado um planejamento das atividades envolvendo todos os professores PEB I e PEB II, junto com a equipe gestora da instituição. “Têm sido momentos ricos em aprendizagem coletiva, pois através das discussões e reflexões acreditamos na possibilidade de mudança”, ressalta.
De acordo com o diretor, neste primeiro mês do projeto foram realizadas leituras das obras "Alegria de Ensinar", de Rubem Alves, "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire, e a Legislação Municipal. “Para Abril, conforme o planejamento, serão abordados autores que discorrem sobre avaliação pedagógica, dentre os quais se destacam Jussara Hofman, Luckesi, e Benigna Vilas Boas, com sua obra ‘Virando a Escola do Avesso por meio da Avaliação’ ”, completa.
Fabrício Fonseca destaca que a prática pedagógica é analisada frequentemente no âmbito do Sistema Municipal de Ensino: “não existe uma receita pronta que resolva todos os problemas educacionais, por isso a troca de ideias e vivências e a discussão do conhecimento e de pontos de vista são importantes para incitar o pensamento crítico e levar o docente a repensar sobre sua prática e ações dentro do ambiente escolar”.
Localizada a cerca de 50 km da sede do Município, a Escola Municipal Caio Lafetá atende alunos do Distrito de Ermidinha e de cerca de 24 comunidades vizinhas, do 1º período da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na escola também é ofertado o Ensino Médio, através da coabitação com a escola estadual de ensino médio de Ermidinha.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025