Imagem de destaque EDUCAÇÃO CONTRA A INFESTAÇÃO - Jornada Pedagógica reforça importância da prevenção contra as arboviroses

EDUCAÇÃO CONTRA A INFESTAÇÃO - Jornada Pedagógica reforça importância da prevenção contra as arboviroses

07/02/2024 - 14:46 | atualizado em 07/02/2024 - 14:52
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda / Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Continua até a próxima sexta-feira, 9, a programação da Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Na programação dessa quarta-feira, 7, a SME reuniu diretores de todas as unidades escolares no auditório do Centro Cultural para o planejamento e orientações sobre o Programa Saúde na Escola e sobre os projetos educacionais que serão realizados ao longo do ano letivo. “Muitos projetos são realizados em parceria com outros órgãos e instituições e também com a iniciativa privada, e precisamos alinhar as diretrizes para que tudo transcorra com organização e tranquilidade, sempre em consonância com a proposta pedagógica do Sistema Municipal de Ensino”, explica a secretária de Educação, professora Rejane Veloso.

De acordo com Nilza Pereira Dias, referência técnica do Programa Saúde na Escola, as ações do programa são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “Essa parceria é fundamental para a efetividade das ações, principalmente nesse momento em que aumentaram os índices das arboviroses e é importante que a comunidade escolar esteja preparada para contribuir com o trabalho de prevenção realizado pela Saúde”, observa.

Na reunião desta quarta-feira, o agente de combate às endemias Ramon Queiroz de Melo, que atua no Programa de Controle de Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o Boletim Epidemiológico, Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti e o Plano de Ação de Combate às Arboviroses, com orientações para combater a proliferação do mosquito. “Nosso desafio é trabalhar a sensibilização da população quanto aos cuidados necessários para evitar uma possível epidemia. E a participação das escolas é fundamental para o sucesso desse trabalho”, conclamou.

A coordenadora de projetos educacionais da SME, Antônia Deuslange Ribeiro de Oliveira, também apresentou as diretrizes para participação das escolas nos projetos educacionais e destacou a importância de realizar as ações em consonância com essas diretrizes, para que o processo ensino-aprendizagem possa ser fortalecido. “É um trabalho coletivo, e todos têm um papel importante que precisa estar alinhado, em rede, para que possamos alcançar o resultado efetivo em todos os projetos”, explicou.

Na terça-feira, a programação da Jornada Pedagógica incluiu cursos de formação de professores do Berçário, Maternal I, Maternal II e supervisores pedagógicos da Educação Infantil, na Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza (bairro Santa Lúcia); formação para professores do 5º ano (ensino regular), professores eventuais e supervisores pedagógicos da educação do 1º ao 5º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dona Vidinha Pires; e planejamento com professores e supervisores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos – EJA (1º e2º segmentos).

Realizada no período de 5 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024 traz como tema “Educação inclusiva, gestão e estratégias pedagógicas”. Realizada anualmente, sempre no início do ano escolar, o objetivo é promover o aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades educativas dos servidores do Sistema Municipal de Ensino.

A programação segue até sexta-feira, quando será realizada palestra com o tema “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8h às 11h; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, das 14h às 17h.