Imagem de destaque EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA promove II Encontro de Estudantes

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA promove II Encontro de Estudantes

07/07/2022 - 17:29
ASCOM | Texto: Vanusa Xavier | Fotos: EJA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Na última sexta-feira, 1º de julho, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros realizou, na Escola Municipal Joaquim José de Azevedo, o “Segundo Encontro de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA”. O evento contou com a presença de aproximadamente 400 estudantes, além de professores, supervisores e diretores das escolas municipais que ofertam essa modalidade de ensino. Na ocasião, houve a culminância do Projeto “Seja Você, Ler é Viver”, com exposição dos trabalhos realizados durante o semestre letivo, apresentação de números musicais na forma de poesias e jograis.

A estudante Maria de Fátima Gonçalves Torres, da Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro, recitou o poema “Seja Você”, de autoria da professora Maria do Socorro Veloso, e emocionou os presentes com seu depoimento: “voltar a estudar depois de tanto tempo trouxe alegria à minha vida. Eu não desisti, segui em frente, e hoje, ler este poema para vocês, em público, é uma vitória para mim, que conquisto e venço o desafio de, após tantos anos, finalmente conseguir ler”.

Ainda durante o evento, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, destacou a importância da EJA no Município e parabenizou os estudantes pelo empenho e dedicação na participação nas aulas e na exposição dos trabalhos, cuja temática predominante foi a cultura montes-clarense expressa em músicas e poesias.

A diretora técnico-pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita, salientou o compromisso do Município com o ensino da EJA, visando sua excelência e qualidade através de um corpo docente qualificado e compromissado com o ensino e aprendizagem. A gerente pedagógica Sidnéia Sales agradeceu a todos os envolvidos na realização do Encontro e parabenizou os estudantes pelo afinco em prol de uma vida melhor por meio dos estudos, e reforçou o compromisso do Município na promoção desta modalidade de ensino, que possui uma função social de grande relevância.

Também participaram do Encontro o músico e cantor montes-clarense Carlos Maia e a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, que percorreu todas as escolas que atendem a EJA durante o primeiro semestre de 2022, estimulando vivências literárias por meio da leitura, teatro e música. Ao final, foi servido um jantar, com interação e congraçamento entre os participantes.