Imagem de destaque EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Escolas municipais encerram ano letivo da EJA com muita alegria

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Escolas municipais encerram ano letivo da EJA com muita alegria

15/12/2023 - 11:27
ASCOM | Texto: João Veloso | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Esse final de ano foi especial para os formandos das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Municipal de Ensino, entre as quais a Escola Municipal João Valle Maurício, a Escola Municipal Zizinha Ribeiro e a Escola Municipal Prof. Maria de Lourdes Pinheiro, onde se formaram estudantes do 1° e 2° segmentos da EJA; além de um congraçamento na Escola Municipal Jair de Oliveira. Os concluintes e seus familiares sentiram-se valorizados pela palavras dos educadores presentes nos eventos solenes, destacando-se diretores, supervisores, professores, analistas da Secretaria Municipal de Educação e demais servidores técnico-administrativos da Educação.

Na Escola Municipal João Valle Maurício concluíram estudantes da 4ª etapa do 1º segmento e da 8ª etapa do 2º segmento. A diretora do educandário, Margareth Dumont, disse na oportunidade que houve um cuidado em realizar as formaturas conjuntamente. "Este ano as formaturas foram realizadas ao mesmo tempo, devido ao nosso planejamento, de modo que os direitos fossem equiparados, ou seja, todos os estudantes estivessem em condições de igualdade", considerou. Além dela, alguns profissionais da escola incentivaram os formandos a continuarem os estudos, para que prossigam nesta caminhada após vencida mais uma etapa.

Na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Pinheiro receberam os diplomas de conclusão formandos da 4ª e 8ª Etapas. A exemplo da Escola Municipal João Valle Maurício, houve a entrega de premiação aos primeiros lugares do concurso "Literatura e Ambiente: a Arte de Recriar Prosa e Verso", promovido pelo Projeto "Montes Claros na Trilha da Leitura". Todas as escolas foram contempladas com um kit escolar da Secretaria Municipal de Educação, composto por cadernos personalizados, lápis e canetas, como forma de incentivar os formandos a darem continuidade aos estudos.

Na Escola Municipal Zizinha Ribeiro os estudantes da 8ª Etapa do 2º segmento foram recepcionados ao som de violino e flauta. O formando juramentista ressaltou a importância dos estudos para proporcionar dignidade, autonomia, desenvolvimento
pessoal e profissional.

O encerramento do ano letivo da Escola Municipal Jair de Oliveira foi regado de música de qualidade, relatos, amigo-oculto, dinâmicas e jantar. Os estudantes foram acolhidos com música, tendo interagido com muita alegria. O “Amigo Invisível Verde”
ressaltou a necessidade de cuidar do meio ambiente através da troca de plantas. Em seguida, a professora Marlene de Fátima Ferreira desenvolveu a dinâmica “Bagagem da Vida”, que se configurou em reflexão de como tornar a vida mais leve e prazerosa quanto ao enfrentamento das adversidades. Os estudantes também relataram o quanto a EJA tem engrandecido suas vidas. “Aqui na EJA sinto-me revigorada, tenho prazer de fazer parte da turma. Tenho muita gratidão a Deus, à Escola e à professora Marlene, que ensina muito mais que ler e escrever”.

Na EJA, cada etapa corresponde a seis meses, sendo a alfabetização e letramento concluída em dois anos (1ª à 4ª Etapa), com o segundo segmento (5ª etapa à 8ª Etapa) tendo a mesma duração.