Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Laudelina Fonseca, no bairro Jardim Alegre (Facela), receberam, no dia 6 de junho, a visita da equipe do projeto municipal “Montes Claros na Trilha da Leitura". O objetivo foi apresentar o tema "Memórias Literárias: O Direito de Fabular", que tem sido desenvolvido junto às escolas municipais que ofertam a EJA.
A escritora e coordenadora da "Trilha", Éllen Santa Rosa, iniciou a apresentação lembrando de sua infância em Josenópolis e dos "causos" que seus pais e avós contavam. Em diferentes momentos foram feitas interações com os discentes, que também narraram suas memórias, muitos recordando fatos pitorescos vividos na área rural, como lendas, causos e brincadeiras, entre outras memórias vivenciadas junto a familiares, amigos e colegas.
O evento foi finalizado com a "dinâmica dos retalhos" e com a distribuição de poesias de diversos autores da literatura brasileira. Os estudantes participaram ativamente das atividades, relatando memórias, cantando e dançando de forma descontraída. Éllen Santa Rosa enfatizou a importância da participação no concurso de escrita “Memórias Literárias: o Direito de Fabular", para que cada um conte suas histórias, garantindo que elas não se percam ao longo do tempo.
A professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Dulcineia Alves, agradeceu a
presença de todos os membros da "Trilha da Leitura", dizendo-se "encantada" pelo trabalho e que tem certeza que os talentos literários da escola terão evidência no concurso. "Depois da visita de hoje, que encantou todo mundo, posso dizer que a concorrência será grande, pois muitos dos nossos estudantes irão oferecer o seu melhor, já que estão animados e ainda mais motivados", salientou.
Assim como todo Sistema Municipal de Ensino, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também disputará o concurso. Os estudantes do Primeiro Segmento concorrerão por meio de conto narrativo ou relato de memórias (de até 20 linhas), enquanto que o Segundo Segmento da EJA terá direito na disputa a um conto narrativo ou relato de memórias (de até 30 linhas). O texto deverá ser digitado e enviado (em PDF) até o dia 20 de junho, para o e-mail do Projeto Montes Claros na Trilha da
Leitura: trilha.leitura@edu.montesclaros.mg.gov.br. O resultado do concurso literário será divulgado no site https://educacao.montesclaros.mg.gov.br/ e demais canais de comunicação oficiais do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025