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Educação Inclusiva monitora o trabalho dos psicólogos e assistentes sociais da Rede Municipal

03/08/2022 - 09:19
ASCOM | Texto: Coordenadoria de Educação Inclusiva da SME e Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Secretário de Comunicação: Alessandro Freir

De 11 a 29 de julho a Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação (SME) da Prefeitura de Montes Claros realizou o monitoramento do trabalho dos psicólogos e assistentes sociais que atuam na Rede Municipal de Ensino. Houve uma intensa troca de experiências sobre o trabalho realizado nas escolas, e os participantes foram orientados sobre o preenchimento do Diagnóstico Social, que será enviado em setembro deste ano. Os presentes ainda assistiram a uma apresentação sobre a Mostra Tecendo Saberes.  

“Os profissionais foram acolhidos e socializaram os trabalhos desenvolvidos e os desdobramentos das demandas institucionais, com estudos de casos e dos sucessos das intervenções realizadas no âmbito escolar”, destacou a coordenadora de Educação Inclusiva da Prefeitura, Meirielle Duarte Pereira.

Foram atendidos 240 profissionais, em dois turnos e em grupos reduzidos, para socialização do trabalho. Ainda foram sanadas as dúvidas referentes aos encaminhamentos realizados na Rede Intersetorial.

"É encantador ver o trabalho desenvolvido pela equipe interdisciplinar (Assistentes Sociais e Psicólogos), a proposta de acolhimento, a colaboração com os vínculos familiares, tendo a família como parceira no processo do ensino e aprendizado do aluno, buscando não criminalizar a família e, sim, acolher", comentou a assistente social, Gláucia Luciene Aguiar.

De acordo com o psicólogo Rubens Lopes, o “monitoramento, muito antes de ter um caráter fiscalizador, é uma oportunidade de encontros entre a coordenação e os demais profissionais, psicólogos e assistentes sociais, lotados nas escolas, para troca de experiências e compartilhamento de ideias que possam viabilizar ainda mais um trabalho que vem sendo desenvolvido com muito zelo e responsabilidade por todos esses profissionais. Os resultados apresentados nos vários dias de monitoramento apontam para uma realidade que reforça a necessidade desses servidores estarem dentro da unidade escolar".