Imagem de destaque EDUCAÇÃO - Realizada a 2ª Edição do Dia de Poesia

EDUCAÇÃO - Realizada a 2ª Edição do Dia de Poesia

06/07/2022 - 12:15
ASCOM | Texto: Éllen Santa Rosa e Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Prefeitura, realizou na última segunda-feira, 4, o “Dia de Poesia – 2ª Edição”. O evento foi transmitido pelo Youtube, e teve como objetivo socializar os trabalhos poéticos de autores locais, alunos e educadores a partir do tema “Espelho, espelho meu: uma leitura literária de si mesmo”, despertando o prazer de ler e ouvir poemas.

Na programação, que contou com números musicais de Carlos Maia e Wanderdaik, os poemas dos alunos do Sistema Municipal de Ensino, selecionados pela equipe do projeto, foram transmitidos em fotos, vídeos e declamados, ao vivo, por servidores da SME. A equipe paramentou-se de avental e, carregando bandejas com poemas, circulou entre as equipes de trabalho da Secretaria, oferecendo a todos um "petisco literário".

“A Literatura é um direito de todos. Levá-la a todos os espaços, através dos mais diferentes meios, é nossa missão. O 'Dia de Poesia' chegou para ficar no calendário das nossas escolas.  Um dia inteiro de sonoridade, através de versos, rimas e contemplação das mais variadas formas poéticas! Agradecemos a todas as escolas que se envolveram, participaram e permitiram que seus alunos refletissem, através do espelho, não só o exterior, mas possibilitaram que se aprofundassem, a partir de leituras e debates diversos, no conhecimento de si mesmo”, destaca a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

O evento também contou com a atração Poesia na Prosa, a partir de conversas com os psicólogos Antônio César da Silva e Rubens Lopes, além do analista Ricarte de Normandia Silva, da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisangela Mesquita, e da gerente pedagógica da SME, Sidneia Sales.