Imagem de destaque Encontro de professores debate estratégias de ensino para a EJA

Encontro de professores debate estratégias de ensino para a EJA

03/06/2022 - 10:18 | atualizado em 03/06/2022 - 13:13
ASCOM | Texto: Elisângela Mesquita | Adaptação: Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Fotos: Mauro Fernando | Secretário de Comunicação: Ales

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveu, no dia 28 de maio, no CAIC do Renascença, mais uma edição da Formação Continuada para Professores da EJA com intuito de debater estratégias de ensino. 

A Formação teve como atividade principal a discussão acerca da atualização e revisão dos Referenciais Curriculares da EJA a partir de temas como a Andragogia e, principalmente, o perfil dos professores e estudantes dessa modalidade de ensino.  

“Foram estudados objetivos e propósitos com o intuito de garantir uma aprendizagem eficiente e eficaz, dadas as condições de diferenças e especificidades individuais e situacionais peculiares aos estudantes da EJA, tais como faixa etária, conhecimento cultural, social, interesse e outros relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.”, explica a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita.

Presente na Formação, a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, em diálogo com os professores, falou a respeito da importância de ressignificar a EJA com um ensino para a formação do cidadão autônomo e crítico, dotando-o de capacidade para resolver problemas do dia a dia e atender suas necessidades. 

Na oportunidade, as escolas do Sistema Municipal de Ensino que ofertam a EJA foram contempladas com a doação de 20 exemplares da 7ª edição do Atlas Geográfico Escolar, cortesia do escritório regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entrega foi realizada pela analista curricular de Geografia, professora dra. Gildette Fonseca, aos professores de Geografia. “O Atlas Geográfico é uma rica fonte de estudos e pesquisas diversas, tais como cartográficas urbanas, econômicas, sociais e culturais”, afirma a analista. 

Também presente no evento, a gerente pedagógica, Sidnéia Sales, em conjunto com a diretora técnico pedagógica, Elisângela Mesquita, recomendaram a importância do planejamento docente, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem e realização de atividades à luz do perfil do estudante da EJA.