Imagem de destaque ENERGIA E SUSTENTABILIDADE   - Feira do Conhecimento e Tecnologia mobiliza estudantes do CAIC Maracanã

ENERGIA E SUSTENTABILIDADE - Feira do Conhecimento e Tecnologia mobiliza estudantes do CAIC Maracanã

20/06/2023 - 10:23
ASCOM | Texto: João Veloso Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Coordenadoria dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Montes Claros está promovendo a "I Feira do Conhecimento e Tecnologia: Inovação Sustentável 2023", com a participação das escolas do Sistema Municipal de Ensino. Neste ano, o tema é "Energia e Sustentabilidade - Semeando o Futuro". Trata-se de um projeto multidisciplinar da Secretaria de Educação da Prefeitura que visa estimular a curiosidade e criatividade dos educandos por meio da pesquisa, daproblematização e da contextualização dos conteúdos ensinados em sala de aula, oportunizando também a troca de experiências entre os estudantes envolvidos. A iniciativa objetiva ainda promover a difusão da cultura científica em sintonia com a sustentabilidade. 

A 1ª etapa da Feira começou nesta semana, nas dependências da Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã), onde os estudantes do 6° ao 8° ano apresentaram vários trabalhos feitos com a supervisão dos educadores das instituições de ensino participantes. Desse modo, os discentes conseguem articular o conhecimento adquirido em sala de aula com a vivência prática, na forma dos produtos finais apresentados. No regulamento da Feira constam como objetivos o estímulo ao raciocínio lógico, à criatividade e à curiosidade dos estudantes, além do incentivo à consciência ambiental, com base em fatos concretos formulados pelos próprios alunos.

Segundo a analista de Conteúdo Curricular de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Bárbara Rayane Nassau, a Feira está em sua primeira etapa, com a apresentação dos trabalhos nos educandários. A segunda fase terá uma apresentação coletiva dos trabalhos selecionados na 1ª etapa. As escolas com menos de 100 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental poderão expor três trabalhos
cada. De 101 a 200 estudantes, serão no máximo quatro trabalhos, e acima de 200 estudantes, cinco trabalhos por unidade escolar. 

Além de Bárbara, compõem ainda a comissão organizadora o analista de Ciências dos Anos Finais, Welson Ramos, e as analistas de Conteúdo Curricular de Geografia dos Anos Finais, Ana Cláudia Soares e Helen Patrícia Vieira. Também participam da execução da Feira os demais servidores da Coordenadoria dos Anos Finais do Ensino Fundamental.