Moradores dos residenciais Vitória I e II, localizados na região norte de Montes Claros, estão em festa com a inauguração da Escola Municipal Professora Eva Cunegundes. A unidade escolar foi entregue pela Prefeitura de Montes Claros à comunidade na noite de sexta-feira, 10, em uma grande festa, que contou com a presença do prefeito Humberto Souto, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, servidores municipais e familiares da homenageada, além dos moradores, que foram recebidos ao som da Banda de Música do 55º Batalhão Dionísio Cerqueira.
Durante a solenidade de inauguração, a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, explicou que a escola foi construída para suprir a necessidade dos moradores dos residenciais Vitória e Vitória II. “Com a construção dos residenciais, toda a demanda educacional da área ficou concentrada nas escolas municipais Rotary São Luiz, Afonso Salgado e Jair de Oliveira, que ficam mais próximas. Ao inaugurar a Escola Municipal Professora Eva Cunegundes será possível receber parte dos alunos dessas escolas, que passarão a atender um número de alunos compatível com suas respectivas estruturas”, explica a secretária, destacando que a nova escola também atenderá os estudantes da comunidade rural de Santa Terezinha.
O projeto da escola foi desenvolvido nos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na construção foram investidos R$ 5.338.241,78, sendo R$ 4.489.481,78 do Tesouro Municipal e o restante de recursos federais, através do FNDE.
Com estrutura ampla, moderna e acessível, a nova unidade dispõe de todas as instalações necessárias para oferecer um ensino inovador e valores fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A escola tem capacidade para receber cerca de 1000 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de ofertar com excelência o Ensino em Tempo Integral e a Educação de Jovens e Adultos”, informa o diretor Daniel Cristovam Pacheco.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou que a nova escola vai possibilitar que as crianças possam estudar próximo de suas residências. “Durante todos esses anos, cerca de 500 crianças tinham que sair muito cedo para chegar às suas escolas, muitas vezes localizadas em bairros distantes. Mesmo tendo um transporte escolar bem estruturado, o ideal é que cada bairro tenha sua própria estrutura. Com a inauguração dessa nova escola, as crianças vão estudar bem próximo de suas casas, o que significa mais qualidade de vida”, observa.
Guilherme Guimarães também destacou que o principal fator do desenvolvimento de uma cidade é a educação e o investimento em infraestrutura. “Prosperidade atrai prosperidade, e na medida em que a Prefeitura realiza os investimentos necessários para promover a educação e estruturar a cidade, esses investimentos retornam na forma de novos investimentos e na melhoria de qualidade de vida”, completou.
Ao declarar inaugurada a Escola Municipal Professora Eva Cunegundes, o prefeito Humberto Souto agradeceu a todos pela confiança e destacou que a educação sempre foi prioridade em sua gestão. “Quando eu venho à praça pública me encontrar com vocês e vejo no olhar de cada um a alegria por estar recebendo uma nova escola, ou seja, uma nova oportunidade de se desenvolver mais, melhor, com mais conforto, com mais possibilidades de receber um bom estudo, temos a certeza de que estamos contribuindo para o futuro dessas crianças e suas famílias, crianças que terão um futuro melhor e com maior possibilidade de construir uma vida mais digna”, declarou.
Sobre a homenageada
A nova escola municipal recebeu a denominação em homenagem a Eva Cunegundes, que fez história em Montes Claros como professora de Língua Portuguesa e que muito contribuiu para a formação de milhares de estudantes. Durante mais de três décadas, Eva Cunegundes ensinou, motivou e incentivou gerações de estudantes nas salas de cursinhos do Ensino Fundamental e Médio.
A voz firme, às vezes rouca, e uma segurança admirável fizeram de Eva Cunegundes uma professora amada e respeitada por todos. A saudosa professora faleceu em 24 de setembro de 2019.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025