Imagem de destaque FAZENDO O BEM PARA A EDUCAÇÃO - CEMEI O Bom Samaritano celebra 15 anos com novas instalações

FAZENDO O BEM PARA A EDUCAÇÃO - CEMEI O Bom Samaritano celebra 15 anos com novas instalações

07/02/2024 - 10:37 | atualizado em 16/02/2024 - 16:11
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu as chaves de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), cujas obras de construção acabaram de ser concluídas. Localizada no bairro Santa Lúcia, a nova unidade vai abrigar o CEMEI O Bom Samaritano, que atualmente funciona em um imóvel adaptado, localizado no bairro Monte Carmelo.

A entrega das chaves foi realizada nessa segunda-feira, 5, pelo representante da construtora ao vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, do chefe de Gabinete da Prefeitura, José Gonzaga, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Torquato, e da diretora do CEMEI O Bom Samaritano, Gilca Cardoso Alkmim Félix.

A partir de agora, o novo prédio será equipado com mobiliário, brinquedos e toda a infraestrutura necessária para receber os alunos. A inauguração está marcada para o dia 26 de fevereiro, quando será feita a transferência definitiva dos alunos para o a nova sede.

O vice-prefeito explica que o novo prédio está alinhado com a proposta da gestão municipal, de pensar as obras públicas com estruturas de qualidade e efetividade. “Sabemos que a criança precisa de educação inclusiva e acessível, e esse novo espaço foi pensado para possibilitar esse acolhimento e cuidado integral, não só das crianças, mas também dos professores e demais servidores, e de toda a comunidade escolar”, ressalta.

Atualmente, o CEMEI O Bom Samaritano atende cerca de 150 alunos, de 4 e 5 anos, matriculados no 1º e no 2º período do Ensino Infantil. “Nessa nova sede, temos a previsão de atender cerca de 400 alunos, a partir dos 3 anos de idade, em turmas do Maternal 2 e 1º e 2º períodos. Estamos recebendo esse presente tão especial, justamente no ano em que o CEMEI completa 15 anos”, explica a diretora Gilca Félix.

O novo prédio é uma Creche Pró-infância Tipo B Padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), constituída de salas de aula especialmente preparadas e com todas as instalações necessárias para atendimento ao Maternal e Ensino Infantil. O prédio conta com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços, além de pátio coberto e uma grande área aberta.

A secretária Rejane Veloso explica que o novo prédio oferece segurança e conforto para atender as crianças do bairro Santa Lúcia e adjacências. “Além do ambiente escolar adequado, o novo prédio possibilitou ampliar o número de vagas da educação infantil, cuja demanda vem crescendo a cada dia, e o município precisa estar preparado para receber essa demanda”, explica.