Imagem de destaque FAZENDO O DEVER DE CASA - Prefeitura inaugura escola de educação infantil CEMEI Professora Heloisa Sarmento

FAZENDO O DEVER DE CASA - Prefeitura inaugura escola de educação infantil CEMEI Professora Heloisa Sarmento

04/04/2024 - 11:41 | atualizado em 04/04/2024 - 11:42
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Em uma cerimônia com muita emoção e nostalgia, realizada na noite dessa quarta-feira, 3, a Prefeitura de Montes Claros inaugurou a sede própria do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Heloisa Sarmento, no bairro Melo.

A solenidade reuniu a comunidade escolar, moradores do bairro e do entorno e familiares homenageados. Eles foram recebidos pelo prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito Guilherme Guimarães, deputados, vereadores, secretários e servidores municipais. "Para mim, aos 90 anos, inaugurar uma nova escola, entregar às crianças um espaço preparado especialmente para elas, com os pais sabendo que elas estão bem cuidadas e recebendo o melhor ensino, é um privilégio e uma realização plena, como homem público e como cidadão", declarou o prefeito Humberto Souto.

Em um pronunciamento também cheio de emoção, a diretora Heloísa Maia Prates Gonçalves relembrou que o CEMEI começou como um Centro de Convivência em 2010, por meio da Associação de Promoção e Ação Social (APAS), e destacou a importância do trabalho das professoras Marta Aurora e Maria de Fátima Pereira Macedo. “Foi uma escola sonhada, planejada e muito bem cuidada, num trabalho de dedicação e coragem liderado por essa duas professoras, que fazem parte da história da educação do município”, relembrou.

A partir de 2012, com base na Lei Municipal 4.413, foi encerrada a parceria com a APAS e a unidade passou a ser de responsabilidade do Sistema Municipal de Educação, tornando-se o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Heloísa Sarmento. “Depois de 14 anos, estamos entregando uma sede própria para esta escola, que é referência em educação infantil. Uma sede com espaços amplos, arejados, com acessibilidade e todas as instalações necessárias para receber as crianças com conforto e segurança, e que vai conferir ainda mais qualidade ao processo de ensino-aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues.

O CEMEI Professora Heloísa Sarmento atende em média 350 crianças, entre 2 e 5 anos de idade, do Maternal 1 e 2 e do Primeiro e Segundo Períodos do Pré-Escolar. A sede própria é constituída de sete salas de aula especialmente preparadas para atendimento às crianças dessa faixa etária. O prédio conta com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, áreas de administração e de serviços, além de pátio e pomar.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães explicou que a edificação está alinhada com a proposta da gestão municipal, de pensar as obras públicas com estruturas de qualidade e efetividade. “A criança precisa de educação inclusiva e acessível e o novo espaço foi pensado para possibilitar esse acolhimento, esse cuidado integral”, ressaltou.

HOMENAGEM - O CEMEI recebeu a denominação de Professora Heloísa Sarmento em
homenagem à educadora Heloísa Veloso dos Anjos Sarmento, nascida em 27 de março de 1919, em Montes Claros. Formada em Administração e Orientação, a professora Heloísa Sarmento trabalhou formalmente na Educação durante 50 anos, de 1935 a 1985, atuando em todos os setores, do Ensino Supletivo ao Universitário.

Heloísa Sarmento foi professora de 1º e 2º graus; Professora de Nível  Superior; Orientadora Educacional; Diretora de 1º e 2º graus; Inspetora Escolar de Ensino; Coordenadora de Programas de Educação na área Mineira da Sudene; e Delegada Regional de Ensino de Montes Claros. Também integrou o grupo que planejou e instalou a Faculdade de Filosofia de Montes Claros, antiga FAFIL, marco inicial da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Heloísa Sarmento foi membra da Academia Montesclarense de Letras e da Associação
Amigas da Cultura. Foi agraciada com a Medalha da Inconfidência pelo Governo do Estado de Minas Gerais e homenageada pelo programa “Jardim para Borboletas”, uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público de Minas Gerais, dando nome a uma das esculturas do artista Gu Ferreira, uma borboleta gigante instalada na Praça Engenheiro Joaquim Costa.

Normalista que era, se especializou em alfabetizar, que era a atividade que mais lhe dava prazer, e sempre teve muito orgulho de sua profissão, sendo reconhecida por todos pela dedicação, dinamismo e inteligência. A professora Heloísa Veloso dos Anjos Sarmento faleceu em 29 de maio de 2002, aos 83 anos de idade.