Imagem de destaque FEIRA LITERÁRIA DO AUTOR MONTES-CLARENSE - Rede Municipal de Ensino participa da programação da FLAM!

FEIRA LITERÁRIA DO AUTOR MONTES-CLARENSE - Rede Municipal de Ensino participa da programação da FLAM!

07/05/2024 - 10:50 | atualizado em 10/05/2024 - 08:24
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Silvana Mameluque | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

No período de 6 a 11 de maio acontece a 3ª Feira Literária do Autor Montes-Clarense (FLAM!), que reúne autores de Montes Claros e região, numa intensa programação no Centro Cultural Hermes de Paula. A feira é realizada pela Academia Montes-Clarense de Letras e Academia Feminina de Letras, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Uma das atrações da programação é o projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria Municipal de Educação, que apresenta a peça "João e o pé de feijão", voltada para o público infanto-juvenil, nos dias 6, 7 e 9, com duas sessões diárias, às 8 e às 14 horas. “Convidamos a todos para vir prestigiar o autor montes-clarense. Além do teatro, teremos bate-papo literário, lançamento de livros e a oportunidade de conhecer e adquirir o rico acervo autoral produzido em nossa cidade”, convida Ellen Santa Rosa, coordenadora do projeto Trina da Leitura, que também é escritora e está apresentando suas obras na FLAM!

PROGRAMAÇÃO

A 3ª Feira Literária do Autor Montes-clarense iniciou na segunda-feira, 6, com o lançamento dos livros “Versos para Olímpia”, de Wanderlino Arruda, e “Como fazer uma xilogravura”, de Terezinha Escobar.

Nesta terça, 7, a programação inicia com um Bate-Papo Literário com a escritora Káritas Lacerda, às 9 horas. À noite, serão lançadas as obras “Confidências sob o luar”, de Míriam Carvalho, e “Pretéritos Amanhãs”, de Tida Carvalho.

Na quarta-feira, 8, professores do Sistema Municipal de Ensino participam de uma formação com o tema "O professor mediador de leitura e a arte de semear histórias". A formação é coordenada pelas professoras Éllen Santa Rosa e Elisângela Mesquita Silva e será realizada em dois horários: das 8 às 10 e das 14 às 16 horas.

À noite, o FLAM! faz uma seleção especial, com lançamento do e-book “No calor do seu abraço”, de Nannah Andrade, e o livro “Coisas do Esporte”, de Heberth Halley. Na quinta-feira, 9, Dóris Araújo lança o livro “Era uma vez o arco-íris”, e Karla Celene, “Antônio - olhos da vida”. Ainda na quinta-feira, 9, será realizado um Bate-Papo Literário com as escritoras Káritas Lacerda e Éllen Santa Rosa, das 9 às 9h30.

Já na sexta-feira, 10, será encenada a peça "Caroço e Castanha", com sessões às 8 e às 13h30, pelo projeto Trilha da Leitura. Das 14h30 às 15h30, será promovida uma roda de conversa com Emerson Dantas Pimenta, escritor e mestre em estudos literários, com o tema “A fantasia que permeia nossa realidade: o realismo fantástico e a literatura de escapismo”. À noite, das 19 às 20 horas, Marli Fróis, doutora em Letras/Estudos Literários, apresenta palestra com o tema "A autoria em Clarice Lispector: a mulher inscrita". Em seguida, Aroldo Pereira lança “Parangolares”, seu livro mais recente; e José Antônio Coutinho lança “A minha vida em um livro”.

O lançamento das obras, com sessão de autógrafos, acontece sempre às 19h30, na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

OFICINAS

No período de 6 a 8 de maio, das 9 às 12 horas, a FLAM! traz a oficina: “Criação Poética - Séries Poéticas: Imagem, Palavra, Cinema”, coordenada pelos professores Dr. Luiz H. C. Penido e Dra. Tida Carvalho, da PPGL/EL/Unimontes.

Na quinta-feira, das 9 às 12 horas, estudantes da graduação e da pós-graduação em Letras e em Pedagogia e professores da Educação Básica participam da oficina “Leitura Literária: a criança nos contos de Lygia Fagundes Telles”, coordenada pela mestranda Isabela Ruas Aguiar e pelo professor Dr. Osmar Pereira Oliva, do PPGL/EL/Unimontes/Fapemig.

A programação da 3ª Feira Literária do Autor Montes-Clarense se encerra no sábado, 11, com lançamento dos livros “Chazinho da Vó Zefa”, de Éllen Santa Rosa, e “Jacareca”, de Káritas Lacerda.