A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Secretaria de Educação da Prefeitura, participou, entre os dias 1 e 10 de abril, das atividades do Festival Literário do Autor Montes-Clarense (FLAM). Realizado no Centro Cultural, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Academia Feminina de Letras de Montes Claros e Academia Montes-Clarense de Letras, contou com diferentes atividades, como lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, shows musicais, entre outros.
Dentro das atividades do FLAM, a equipe do Trilha participou do momento “Literatura no Parque Sagarana”, na manhã do dia 9, onde encenou, para os alunos da Escola Municipal Sônia Quadros e visitantes, um livro do autor homenageado pelo Festival, Marcelo Lélis. À noite, no lançamento do livro Juramento, de Marismar Borém, encenou vários livros da autora que fazem parte do acervo das bibliotecas das escolas de Montes Claros, e destacou o conto “A mulher da trouxa”, texto que integra o novo livro lançado.
Já no dia 10, pela manhã, o Trilha realizou a atividade "Literatura na Praça da Matriz", com encenação de histórias e convite à participação no último dia do festival. Na noite de encerramento, a equipe participou do lançamento do livro Minha cidade, meu futuro, da autora e coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.
Éllen falou sobre a oportunidade: “eu já havia lançado o livro antes, virtualmente, na pandemia, mas agora, no FLAM, foi uma oportunidade de, presencialmente, conversar com o leitor, autografar os livros e estar perto do universo literário que o Festival ofereceu. Sem dúvida, esse evento veio para ficar. Montes Claros ganhou em qualidade literária, através dos seus autores e das suas publicações”.
Confira no vídeo um pouco da participação do Trilha no evento.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025