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LITERATURA NA ESCOLA - Prefeitura faz capacitação de professores

10/08/2022 - 10:03
ASCOM | Texto: Éllen Santa Rosa e Farley Henrique | Fotos: Mauro Fernando | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura de Montes Claros realizou, no último dia 6, no auditório da Escola Técnica, uma formação para os professores de Apoio Pedagógico, supervisores de Ensino e diretores das Unidades Municipais, a fim de orientar o trabalho com a Literatura nas escolas.  

O evento, promovido em parceria com o projeto "Montes Claros na Trilha da Leitura", contou com esclarecimentos e orientações da secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, e da diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita Silva. O Trilha da Leitura ainda realizou uma oficina literária, destacando a forma lúdica e prazerosa de se abordar a literatura na sala de aula.

A partir deste mês de agosto caberá ao professor de Apoio Pedagógico a responsabilidade de favorecer vivências literárias, como mediador de leitura na escola e além dela, com 50 minutos de “aula” incentivando a leitura literária de textos e livros em todas as turmas da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já no Ensino Fundamental/Anos Finais, o professor de Língua Portuguesa escolherá um horário na semana para desenvolver a aula de Literatura "Vivências com a Leitura Literária".  

Inicialmente, o professor de Apoio Pedagógico será capacitado pelas equipes da SME (Trilha da Leitura, Coordenadoria de Educação Infantil, Coordenadoria de Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Coordenadoria de Ensino Fundamental/Anos Finais), com professores de Língua Portuguesa.

“O Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura lançou o trabalho 'Biblioteca Viva!', visando a reorganização do trabalho de Literatura nas bibliotecas das escolas, dentro da jornada pedagógica, em fevereiro deste ano. Agora, neste segundo semestre, estamos trabalhando com a implantação do trabalho, contando com um profissional específico nas escolas para desenvolver as vivências literárias. Manter a biblioteca viva, aberta e funcionando de forma integrada com toda a escola é fundamental para o êxito das ações do Trilha da Leitura”, explica a coordenadora do Trilha, Éllen Santa Rosa.

Capacitações

As capacitações para professores de Apoio Pedagógico serão mensais, com apresentação do planejamento e do desdobramento das atividades semanais. Os docentes receberão, nas capacitações, sugestões de livros, textos, estratégias e atividades a serem desenvolvidas com os alunos.  

Os professores de Apoio Pedagógico, em seus horários de módulo II, deverão atuar na biblioteca, organizando o ambiente para a leitura agradável, cuidando dos acervos literários e promovendo empréstimos de livros com o intuito de incentivar a leitura literária dentro e fora da escola. Poderão mobilizar a comunidade escolar para usufruírem deste espaço de leitura, envolver os pais a lerem livros/textos literários para os filhos e agendar um dia de leitura na escola somente para os pais, de maneira a fomentar o letramento literário em família, para formar comunidades leitoras.

“A literatura, enquanto arte e experiência de leitura literária, representa a realidade ficcional, imita a vida, traz ao ser humano vivências de um mundo não-experienciado, de pessoas nunca vistas, de um cenário, um tempo e situações nunca imaginadas e/ou vivenciadas. Logo, a literatura ensina a pensar, criar, criticar, viver e ser. É o que nos afirma C. S. Lewis: 'Mas, ao ler a grande Literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo'. Nesse contexto, torna-se necessário e importante oferecer vivências literárias na Educação Básica, dar um lugar próprio à Literatura, seu lugar de direito a todos os alunos, haja vista sua imprevisibilidade na formação e na vida do aluno-leitor-fruidor, conforme preconiza a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, destaca a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita.

Éllen, coordenadora do Trilha, ainda destacou o “papel fundamental da escola na formação leitora dos discentes”. “Para cumprir esse papel, a importância da mediação do professor é imprescindível, devendo ser um profissional que encante, desperte os alunos por meio da motivação e do exemplo, lendo para a turma, mediando, e fazendo indicações de leituras, proporcionando vivências literárias com acompanhamento, com o propósito de orientar os discentes na escolha do material a ser lido e de auxiliá-los nesse processo de efetivação da leitura e de descoberta do mundo por meio das palavras. O repertório de leitura que os alunos possuem, em grande parte, vem de indicações de leituras dos professores, ao longo da formação escolar”, conclui.