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"LITERATURA NO PARQUE" - Prefeitura promove capacitação de professores no Parque Municipal

28/09/2022 - 10:17
ASCOM | Texto e Fotos: Educamoc | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste mês de setembro, no Parque Municipal Milton Prates, a segunda formação para os professores de Apoio Pedagógico e supervisores de Ensino das escolas municipais.

O evento, promovido em parceria com o projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, contou com a participação da diretora pedagógica da Prefeitura, Elisângela Mesquita Silva, que retomou pontos enfocados no primeiro encontro, com vistas a orientar e esclarecer dúvidas.

Além disso, o Montes Claros na Trilha da Leitura realizou a atividade “Literatura no Parque”, com oficinas de vivências literárias, destacando formas lúdicas e prazerosas de se abordar a literatura nas escolas. Nas oficinas foram desenvolvidos os temas: estratégias de leitura literária e mediador de leitura; vivências literárias na escola e o papel do mediador de leitura; e a organização da biblioteca escolar.

Os professores de apoio pedagógico recebem nas capacitações sugestões de livros, textos, estratégias e atividades a serem desenvolvidas com os alunos. É necessário ressaltar que os temas fazem parte do cronograma de formação mensal que está sendo desenvolvido ao longo do segundo semestre deste ano.

Éllen Santa Rosa, coordenadora do Trilha da Leitura, explicou que o Parque Municipal Milton Prates é um local inspirador para estes momentos: “aqui no parque a literatura ganha um significado todo especial, uma vez que a própria paisagem já é um convite para as inúmeras leituras: as árvores, a lagoa, o ar puro, o vento, o canto dos pássaros e os insetos, que são o motivo poético do nosso trabalho neste semestre. Tudo contribui para que aflore, em cada participante, a reflexão acerca da literatura como condição de prazer, conhecimento e humanização, uma vez que empodera o indivíduo, oferecendo-lhe condições de transformar a si próprio e o ambiente que o rodeia”.