Na manhã desta sexta-feira, dia 26, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, recebeu as chaves do CEMEI Maria Aparecida Bispo de Moura das mãos do empresário Daniel Mendes Nobre Martins, diretor da Construtora Cepol, empresa contratada pela Prefeitura para construir o CEMEI, situado na Rua Antônio da Conceição, 481, Vila Sion.
O prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg Alencar Soares, e da diretora pedagógica do município, Renata Maia, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Construído com recursos próprios do município, totalizando cerca de 4 milhões de reais
obtidos através de IPTU, IPVA, ISS e taxas, o novo CEMEI vai atender aproximadamente 200 crianças com idades entre 0 e 6 anos, ampliando assim a oferta de educação infantil na região.
A nova instalação abrigará oito salas de aula, laboratório de informática, brinquedoteca, refeitório, banheiros e outras comodidades.
O CEMEI Maria Aparecida Bispo de Moura também servirá como alternativa para crianças que residem nos bairros Alto da Boa Vista, José Carlos Vale de Lima, Vila Telma, Jardim Olímpico e Novo Delfino, entre outros da parte sudeste da cidade.
Quem foi Maria Aparecida Bispo de Moura
Primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Montes Claros, Maria Aparecida Bispo de Moura foi suplente e atuou no cargo de 18 de maio de 1982 a 19 de janeiro de 1983.
Eleita no pleito de 1982, foi vereadora titular de 1983 a 1988, pelo MDB.
Como vereadora, costumava comentar que ela era exatamente o contrário do que uma sociedade elitista e machista poderia imaginar: “mulher, pobre, preta e professora”.
Em 1983, junto com os vereadores José Maria Francisco de Oliveira e Milton Cruz, criou o “Bloco Independente”, em função da votação do polêmico Código Tributário, que modificava e regulamentava a utilização de imóveis urbanos.
Aparecida Bispo faleceu em 5 de abril de 1991.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025