Imagem de destaque MAIS ESCOLAS, MAIS EDUCAÇÃO - Prefeitura amplia unidades escolares para atender o aumento no número de alunos

MAIS ESCOLAS, MAIS EDUCAÇÃO - Prefeitura amplia unidades escolares para atender o aumento no número de alunos

08/11/2023 - 13:38 | atualizado em 10/11/2023 - 13:42
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda | Fotos: Fábio Marçal e Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai entregar diversas unidades escolares para reforçar o atendimento no Sistema Municipal de Ensino. Uma dessas unidades é o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do bairro Carmelo, cuja ordem de serviço para sua conclusão foi assinada na noite dessa terça-feira, 7 de novembro. Assim que concluído, o CEMEI irá atender estudantes do CEMEI Ana Lúcia Mota.

De acordo com a secretária municipal de Educação, a professora Rejane Veloso Rodrigues, são quase 50 unidades, entre construções novas e reformas de prédios antigos, que foram ampliados e equipados com estruturas semelhantes às entregues pela Prefeitura nos últimos anos. “O número de alunos matriculados nas escolas municipais cresceu muito nos últimos anos e foi necessário reformar, ampliar e qualificar os espaços para acolher a todos, com mais conforto e acessibilidade”, explica a secretária.

Segundo a engenheira civil Priscila Oliveira Chaves Soares, de 2017 até agora já foram realizadas 43 licitações para construção de escolas, CEMEIs e quadras. Destas, 12 unidades já foram construídas e estão em funcionamento, 16 unidades estão em fase final e serão entregues até abril de 2024, e está em andamento a preparação da licitação de outras 12 unidades, até o próximo  ano.

A Secretaria de Educação conta também com uma equipe de reforma e manutenção, com cerca de 150 profissionais, entre pedreiros, serventes de pedreiro, carpinteiros, armadores, pintores, eletricistas, dentre outros. “É um trabalho feito com recursos e mão de obra do próprio município, fundamental para dar suporte às demandas e que impacta diretamente na vida da comunidade escolar e de todo o sistema de ensino. Aproveito para registrar nosso reconhecimento e gratidão pela dedicação e comprometimento desses profissionais pela sua contribuição para a educação do município”, reconhece Rejane.

Um balanço das obras realizadas pela Secretaria de Educação foi apresentado durante reunião ocorrida na última segunda-feira, 6, com participação do vice-prefeito Guilherme  Guimarães e todos os servidores do setor.
 
Conforme os dados apresentados pela diretora administrativa de Fiscalização  Orçamentária, Érika Ruas, ao longo dos últimos sete anos foram 12 unidades escolares reconstruídas e ampliadas, 25 unidades em reconstrução e outras 15 que já tiveram a reforma e ampliação autorizadas, cujas obras devem começar nos próximos dias.

Segundo a diretora, somente de janeiro a novembro deste ano a equipe realizou cerca de 900 atendimentos. “O município possui 111 prédios escolares e a maioria já passou por intervenções, reformas grandes ou pequenas, que estão mudando a cara das instituições. Hoje, as escolas têm acessibilidade, banheiros e telhados novos, são mais bonitas, iluminadas e ventiladas”, observa a engenheira civil.

Durante a reunião, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, que também é engenheiro civil, destacou que “a equipe que atua nas obras da Prefeitura, de fato, faz a diferença, ajudando a construir Montes Claros e a mudar a vida das pessoas, especialmente nas obras da educação, ao garantir que crianças, adolescentes e jovens tenham boas escolas para estudar”, avalia.

Além da reforma e manutenção, a SME também possui um setor de Engenharia responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras realizadas por empresas contratadas por meio de processo licitatório.