Imagem de destaque MAIS LITERATURA, POR FAVOR - “Trilha da Leitura” promove formação para professores de apoio pedagógico

MAIS LITERATURA, POR FAVOR - “Trilha da Leitura” promove formação para professores de apoio pedagógico

07/06/2023 - 13:11
ASCOM | Texto: João Veloso Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O projeto literário “Trilha da Leitura”, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Montes Claros, promoveu, recentemente, a 5ª edição da Formação “Literatura na Escola”, cuja temática trabalhada foi “Leitura Literária: Memórias Costuradas pelo Fio do Tempo”, voltada aos professores de apoio pedagógico do Sistema Municipal de Ensino.

O evento, que ocorreu nas dependências do auditório da antiga Escola Técnica, no bairro Alto São João, também abrigou exposição das escolas participantes, que apresentaram trabalhos literários confeccionados a partir de retalhos recebidos pela coordenação do Trilha da Leitura na abertura dos trabalhos dessa iniciativa. 

De acordo com a escritora e coordenadora do Projeto “Trilha da Leitura”, Ellen Cássia Santa Rosa, os professores participantes da formação são responsáveis por desenvolverem a Literatura junto aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. “Nosso objetivo é formá-los para que sejam multiplicadores, junto aos discentes, quanto à importância da leitura, manuseio de livros literários, visitas a bibliotecas, entre outras ações que ajudam a manter a literatura viva dentro das escolas. Esse profissional é um canal de extrema importância para a viabilidade do trabalho. Essa formação começou em agosto de 2022, e já estamos na quinta edição. O tema que estamos trabalhando na quinta formação está em conformidade com o tema de trabalho do Trilha da Leitura deste semestre, que é 'Memórias Literárias, o Direito de Fabular'. Então, pretendemos trabalhar gêneros literários, como o conto e o poema, para que o professor possa desenvolver nas escolas seu trabalho, em conformidade com tudo isso que temos desenvolvido visando o fomento e incentivo à leitura de literatura e ao livro sempre indo e vindo, ou seja, uma leitura que vai e uma escrita que vem. Os pais também são vitais neste processo, já que podem participar ativamente para que possamos continuar com essa cultura da leitura nas escolas e com as bibliotecas sempre vivas”, finaliza.