Imagem de destaque NOTA 10 EM SEGURANÇA - Simpósio amplia o debate sobre segurança nas escolas

NOTA 10 EM SEGURANÇA - Simpósio amplia o debate sobre segurança nas escolas

24/05/2024 - 13:01 | atualizado em 24/05/2024 - 13:02
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A comunidade escolar de Montes Claros participou nessa quinta-feira, 23, do Simpósio de Segurança Escolar, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) da 145ª companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com as secretarias Municipal e Estadual de Educação e a Rede GP.

O evento contou com a participação do comandante da 11ª RISP, coronel William César Passos; do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves; do comandante da 145ª CIA, capitão Ronaldo Gonçalves de Macedo; da secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães; da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues; Maria Levimar, superintendente Regional de Educação de Montes Claros; da presidente do Consep Escolar e gestora da Escola Municipal Alcides Carvalho, Leia Silveira Chaves; do deputado Arlen Santiago; além de educadores, gestores escolares, especialistas em segurança e membros da comunidade.

Tendo como tema central “Construindo um ambiente escolar mais seguro”, durante mais de cinco horas foram apresentadas palestras com o objetivo de fortalecer as redes de proteção que atuam na área da educação. Dentre os palestrantes, Daniel Librelon, coordenador da Promotoria de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Norte de Minas; e Franciele Drumond, delegada da Polícia Civil.

Ao abrir os trabalhos, o capitão Ronaldo Gonçalves de Macedo agradeceu a participação de todos, e a presidente Leia Silveira Chaves explicou que o Consep da 145ª CIA foi criado em 2013 e, atualmente, integra 27 instituições de ensino, promovendo ações contínuas para garantir a segurança nas escolas. “Em um momento de constante mudança, onde desafios complexos e ameaças diversas afetam nossas comunidades, a segurança nas escolas assume um papel de destaque, afinal, não há prioridade maior do que assegurar o bem-estar e a integridade dos nossos alunos”, ressaltou.

Durante o evento, foram debatidos temas como promoção da educação inclusiva e estratégias de apoio e resolução de conflitos; prevenção ao cyberbullying e as ferramentas legais no enfrentamento desse novo tipo penal; proteção e acesso à Justiça e o papel das instituições na persecução criminal de casos envolvendo crianças e adolescentes no ambiente escolar. Os integrantes da Patrulha Escola da 145ª CIA também apresentaram um balanço das boas práticas desenvolvidas pelo Consep ao longo dos últimos dez anos.

O coronel William César Passos destacou a importância do trabalho do Consep para a integração da Polícia Militar com a comunidade. “A nossa Polícia Militar tem 249 anos de existência e o nosso compromisso e responsabilidade com a segurança da comunidade se renova a cada ano; e o trabalho do Consep é fundamental para a efetivação dessa missão”.

A secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães, explicou que a segurança nas escolas é um assunto prioritário. “A educação não caminha sozinha. Para que a gente possa pensar em um ambiente seguro e saudável, precisamos de parceiros. E ter a Polícia Militar conosco, por meio de seus mais variados projetos, é fundamental para fortalecer o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais nas escolas”, ponderou.

Escolas mais seguras

Em sua palestra, a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, disse que o município implantou o Plano de Gestão de Segurança Escolar em todas as escolas e destacou que, dentre as 27 instituições que compõem o Consep da 145ª CIA, 14 são escolas municipais. “Nos últimos anos, o município vem investindo fortemente para melhorar as estruturas de segurança nas unidades escolares, na formação dos profissionais para lidar com situação adversas, e também na orientação dos alunos e toda a comunidade escolar em relação à cultura da paz. O trabalho do Consep é fundamental para fortalecer essas iniciativas”.

De acordo com a secretária, todas as escolas municipais possuem interfone no portão para identificação de visitantes, e um auxiliar para receber os alunos e identificar quem está entrando. As escolas também foram equipadas com alarme, botão de pânico, em algumas unidades foram instaladas concertinas nos muros, outras já contam com o sistema de câmeras de segurança, além do reforço da segurança no entorno da escola através da Guarda Municipal, que trabalha em sinergia com as polícias Militar e Civil.

Rejane Veloso também destacou que as escolas municipais possuem Brigada Escolar e os servidores passam por treinamento para lidar com situações adversas e são preparados para prestar os primeiros socorros; e serviço de psicologia e assistência social, com profissionais preparados para escuta e acolhimento, ajudando a estabelecer um ambiente de tranquilidade e conforto para os alunos e seus familiares.

Ao final, a secretária apresentou um balanço das ações desenvolvidas a partir do Plano de Gestão de Segurança Escolar, destacando os projetos referências, elencados como as melhores práticas de segurança escolar nas escolas municipais integrantes do CONSEP 145ª.