A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com o Instituto Alpargatas (IA), realizou nessa terça-feira, 2 de dezembro, a premiação da edição 2025 do Prêmio Aluno Nota 10, com as presenças do vice-prefeito Otávio Rocha, que representou o prefeito Guilherme Guimarães, do secretário municipal de Educação, Charles Gutemberg, do diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, entre outras autoridades.
Considerada uma das iniciativas mais relevantes de incentivo ao desempenho escolar, a premiação celebra estudantes da rede municipal que se destacaram pela dedicação, pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a aprendizagem ao longo de todo o ano letivo.
O prêmio contempla 10 estudantes de cada Escola Municipal, que são selecionados para receber o reconhecimento. A escolha segue critérios consolidados ao longo dos anos, que vão além das notas: inclui comportamento, participação nas atividades escolares e, principalmente, a frequência regular às aulas, indicadores que valorizam o envolvimento contínuo dos estudantes em sua formação.
O Prêmio Aluno Nota 10 tem como missão fortalecer o rendimento escolar, estimular a permanência dos estudantes na escola e incentivar a participação em atividades culturais, esportivas e pedagógicas. Foram premiados 560 alunos do 1º ao 9º anos de 56 escolas municipais, sendo 33 da zona urbana, 20 da zona rural e 3 que atuam com Educação Especial. Como premiação os estudantes recebem do Instituto Alpargatas uma camisa e um kit escolar.
Diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldp Araújo fez questão de ressaltar a boa qualidade da educação municipal oferecida em Montes Claros. “Premiamos 560 crianças como Aluno Nota 10, do 1º ao 9º anos e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foi uma coisa linda! Fechamos com chave de ouro. Entregamos o Selo (ODS) para 56 escolas. O Selo ODS representa toda a potencialização do trabalho feito com antirracismo e letramento racial. Montes Claros cumpriu a lição de casa. A educação aqui é de qualidade e (é) fantástica. Vamos agora para 2026”, afirmou.
Durante o evento, os gestores escolares e a Prefeitura de Montes Claros/SME receberam o Selo ODS 18, de Igualdade Étnico-racial, uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial, do Instituto Alpargatas e do Observatório do ODS 18 da Universidade Federal do Sul da Bahia. O ODS 18, proposto pelo Brasil, é um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que se concentra na promoção da igualdade étnico-racial, buscando combater o racismo, a discriminação e as desigualdades históricas contra povos indígenas e afrodescendentes. Esse objetivo, alinhado à Agenda 2030 da ONU, é visto como fundamental para alcançar os outros objetivos de desenvolvimento sustentável.
Valorizar o esforço, a dedicação e o bom desempenho dos estudantes incentiva a aprendizagem e o orgulho em fazer parte de um processo educacional transformador!
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025