A manhã desta terça-feira, 5, foi dedicada ao ensaio geral para o Desfile de Sete de Setembro no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros.
Estudantes das escolas municipais Jason Caetano II, Joaquim José de Azevedo, Dominguinhos Pereira, Mestra Fininha, Alcides Carvalho, Laudelina Fonseca e Jair de Oliveira, e dos Centros de Educação Infantil (CEMEI) Professora Idoleta Maciel e Professora Heloísa Veloso dos Anjos Sarmento se reuniram na rua Benjamim Cardoso Fonseca, bairro Morada do Sol, para acertar os últimos detalhes da evolução do desfile e ritmo da fanfarra.
Marco Aurélio, professor de música da escola municipal Mestra Fininha, explica que esse foi o último ensaio geral. “Hoje reunimos os alunos de todas as escolas que participarão do desfile para esse ensaio geral. A fanfarra é composta por 60 alunos e estamos nos preparando há mais de dois meses com ensaios e customização das roupas para fazer um belo desfile na avenida na quinta-feira”, destaca.
A aluna Maria Julia diz que participar da fanfarra é uma experiência nova de muito aprendizado. “Além de desenvolver a coordenação motora e de praticar um instrumento, também é uma oportunidade de socializar com os colegas em outro espaço, fora da sala de aula”, observa.
PROFESP
Quem também levou a sério o último ensaio para o desfile foram os alunos que integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo, realizados pelo 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira (55º BI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros.
Durante toda a manhã, na sede do 55º BI, os alunos ensaiaram o compasso e os comandos para fazer bonito na avenida. “Neste ano, temos 140 estudantes da rede municipal de ensino que participam do Profesp e 15 alunos que integram o Projeto João do Pulo. E participar do desfile é como se fosse um bônus, pois todos se esforçam e querem muito fazer parte do pelotão”, explica o subtenente Edson, coordenador do Profesp e do João do Pulo em Montes Claros.
Alguns dos alunos também integram a Banda de Música do Exército e participarão do desfile tocando seus instrumentos, junto com os militares.
O coronel Henriques, comandante do 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira, explica que o Profesp é desenvolvido no Batalhão desde 2014. “E aqui em Montes Claros temos uma particularidade, pois é o único município do país onde, além do contato com a rotina do Exército e participação nas atividades esportivas, também temos o letramento, servindo como reforço escolar. Da mesma forma é o projeto João do Pulo, que tradicionalmente trabalha com crianças com deficiências físicas, mas que em Montes Claros é dedicado a crianças do espectro autista”, explica.
Para viabilizar os projetos em Montes Claros, a secretária Rejane Veloso explica que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece toda a infraestrutura necessária. “O Município oferece transporte, alimentação e material escolar, além de profissionais para garantir o apoio pedagógico, tornando as atividades uma extensão do aprendizado nas escolas municipais, sempre no contraturno escolar. A iniciativa é importante porque contribui para o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos, ao mesmo tempo em que reforça o aprendizado dos conteúdos curriculares”, explica.
O Profesp e o Projeto João do Pulo integram as escolas municipais Professora Neide Melo Franco, João Vale Maurício, Dr. Crisantino Borém, Mestra Fininha e Dona Vidinha Pires, que recebem reforço escolar e praticam atividades esportivas nas modalidades Judô, Jiu-jitsu, Capoeira, Atletismo e Natação. Todas as atividades são realizadas no contraturno escolar, na sede do 55º Batalhão.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025