Imagem de destaque PARA TODOS OS ANJINHOS - Prefeitura vai construir CEMEI na região do Todos os Santos

PARA TODOS OS ANJINHOS - Prefeitura vai construir CEMEI na região do Todos os Santos

14/05/2024 - 12:56 | atualizado em 14/05/2024 - 13:03
ASCOM | Texto e Fotos: Jerusia Arruda | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início à construção da nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Madre Paula Elizabete, localizado na região do bairro Todos os Santos.

Nessa segunda-feira, 13, o vice-prefeito Guilherme Guimarães e a secretária de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, receberam o terreno e já fizeram a entrega à construtora, para início da obra. Na oportunidade, a diretora do CEMEI, professora Káthia Rodrigues, reuniu alunos e servidores para conhecer o local para onde serão transferidos, em breve.

Com área total de 5.194,04 m² e área construção de 2.967,80 m², a nova sede do CEMEI Madre Paula Elizabete será erguida na rua Santa Bárbara, bairro São Mateus, esquina com a rua São Bruno, no prolongamento do bairro Todos os Santos. “É um terreno amplo, de fácil acesso e estacionamento; e o melhor: as crianças ficarão no mesmo território onde já estudam, aumentando ainda mais o sentimento de pertencimento”, observa a secretária Rejane.

Para aquisição do terreno foram investidos R$ 3.749.000. Para a construção, o investimento previsto é de R$ 7.649.910, recursos do Tesouro Municipal, através do Programa de Investimento no Cidadão (PIC).

O vice-prefeito Guilherme Guimarães explica que a compra do terreno vinha sendo negociada há algum tempo. “A princípio, a sede própria do CEMEI seria instalada em outro terreno, mas tivemos objeção por parte de alguns segmentos para que fosse feito lá. Mas não nos intimidamos e, depois de um longo tempo de negociação, a Prefeitura adquiriu esse terreno, e agora estamos prontos para iniciar a obra”, ressalta.

O vice-prefeito destaca que, nos últimos oito anos, já foram feitos 50 novos prédios escolares, alguns concluídos e em pleno funcionamento, e outros em construção. “Para chegar a esse resultado é preciso ter honestidade, transparência, dedicação, vontade e muita determinação, e nunca deixar as dificuldades nos impedirem de seguirmos em frente”, pontua.

A sede própria do CEMEI Madre Paula Elizabete será constituída de 8 salas de aula especialmente preparadas e com todas as instalações necessárias para atendimento às crianças do Maternal e Ensino Infantil, com capacidade para atender 400 alunos. “Houve um momento em que chegamos a ter quase 400 alunos matriculados, mas como tivemos que mudar para uma escola adaptada, foi preciso reduzir para 240 alunos. Com a nova sede, vamos poder atender a todos os alunos do bairro e adjacências, cuja demanda é muito grande”, explica a diretora Káthia Rodrigues

O prédio também vai contar com bloco pedagógico, biblioteca, sala de recursos e salas de multiuso, blocos de administração e de serviços, além de pátio coberto e uma grande área aberta.

Sobre o CEMEI

Fundada em 20 de março de 1979, inicialmente como Creche Pollyana, para atendimento a crianças carentes, a unidade foi mantida por doações, sob os cuidados das Irmãs Missionárias de Santa Terezinha e, depois, das Irmãs da Sagrada Família de Bérgamo, até 1995.

Em 1996 foi celebrado o convênio com a Prefeitura de Montes Claros, ampliando o número de crianças atendidas. Em 23 de março de 2000, a creche passou a se chamar Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Madre Paula Elizabete, em homenagem à Madre Paula Elizabete Ceriolli, que se dedicou ao cuidado com as crianças, principalmente as mais carentes.

Em 2002, a unidade foi integrada ao Sistema Municipal de Ensino e, em 24 de junho de 2005, foi autorizada, através da Portaria n° 025/2005, como Centro Municipal de Educação Infantil, passando a chamar-se CEMEI Madre Paula Elizabete.