Escolas municipais de Montes Claros têm celebrado a "cultura da paz" através de diversas ações, como caminhadas, exposições em murais, gincanas, palestras, entre outras iniciativas criadas para conscientizar sobre a importância de propagar o princípio da não-violência. Uma dessas escolas é a Exupério Gonçalves, localizada no povoado de Pedra Preta, área rural de Montes Claros, que apresentou a temática através de pinturas no passeio do educandário.
Segundo a diretora Célia Soares Ruas, a paz já faz parte da rotina do local, "tanto dentro quanto fora do contexto escolar, já que existe uma preocupação em preparar para a vida cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres junto à sociedade".
A professora Cássia Gonçalves Fonseca disse que o tema foi trabalhado junto aos estudantes com a preocupação de ensiná-los que a paz não é somente a ausência de guerra, "mas sim aquelas atitudes positivas que nos aproximam das demais pessoas. Para ilustrar essa realidade, recorremos à contação de histórias e à apresentação de músicas, cujo tema foi a paz que está em cada um de nós e que precisa transbordar para conscientizar ainda mais pessoas".
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025