Imagem de destaque Prefeitura promove II Formação de Professores do Ensino Fundamental "Anos Iniciais"

Prefeitura promove II Formação de Professores do Ensino Fundamental "Anos Iniciais"

04/05/2022 - 15:40
ASCOM | Texto: Acilege Santos | Adaptação: Farley Henrique | Fotos: Secretaria de Educação

Com a proposta de melhorar a qualidade de ensino no Município, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, entre os dias 25 e 29 de abril, no auditório da Escola Técnica, a II Formação de Professores das Escolas Municipais de Montes Claros, voltada para professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O Município ofereceu, por meio da Coordenadoria dos Anos Iniciais, esta Formação, que, para os professores do 1º ao 3º ano, teve o objetivo de refletir sobre a relação entre a Consciência Fonológica e a Alfabetização.  “A Formação foi baseada em autores renomados, tais como Magda Soares, Arthur Gomes de Moraes entre outros, que adotam novas metodologias de ensino-aprendizagem e técnicas criativas e didáticas orientadas para fins educativos da alfabetização, comprometidas com as expectativas e os interesses dos alunos, de forma a melhor lidar com os desafios do trabalho em sala de aula”, destaca a coordenadora dos Anos Iniciais, Acilege Santos.

Para o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental, além do delineamento da Matriz de Referência do SAEB (avaliação da qualidade, equidade e eficiência da educação básica praticada no país em seus diversos níveis), o intuito foi a realização de um alinhamento entre esta matriz e as competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nesses respectivos anos de escolaridade. Nas formações, foram apresentadas estratégias de ensino atrativas e interativas, relativas aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, foco das avaliações do SAEB.  

“A proposta da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros é oferecer, durante todo o ano de 2022, formação continuada para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para uma ressignificação da relação entre o ensino e a sua prática docente escolar, além do reconhecimento da importância do seu papel como fonte transformadora de vidas por meio da educação”, explica Acilege.