Imagem de destaque Prefeitura propõe um novo olhar na Educação de Jovens e Adultos

Prefeitura propõe um novo olhar na Educação de Jovens e Adultos

19/05/2022 - 17:18
ASCOM | Texto: Marinês Maria Nunes | Adaptação: Farley Henrique  | Fotos: EJA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O projeto “Espelho, espelho meu: uma leitura literária de si mesmo”, apresentado às escolas pelo Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros, abriu espaço para uma temática muito importante que ao longo do tempo tem sido deixada de lado: “A leitura de si mesmo”. Na última semana, o referido projeto foi apresentado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Valle Maurício, como proposta para rever os caminhos percorridos por eles.  

Na ocasião, foram estabelecidos objetivos como: direcionar o gosto pela leitura para obras que despertem o fortalecimento da autoestima; trabalhar e fortalecer percepções do autorretrato; trocar experiências; incentivar a busca pela realização dos sonhos através do estudo e do conhecimento; refletir acerca das dificuldades apresentadas pela vida e da capacidade de superação de obstáculos para seguir em frente e não abandonar os estudos. 

Os estudantes leram diversas obras literárias para a realização do trabalho, tais como: “Todas as vidas” (Cora Coralina); “E agora José?” (Carlos Drummond de Andrade); “A lista” (Oswaldo Montenegro); e trechos da obra “Quando meu pai perdeu o emprego” (Wagner Costa), dentre outras.

“O projeto tem o apoio da diretora da Escola João Valle Maurício, Maria Margareth Lopes Dumont, e da supervisora da EJA, professora Márcia Edileuza Andrade”, explica a professora de Língua Portuguesa da EJA, Marinês Maria Nunes. 

O evento culminou com um momento literário de reflexão do autorretrato, denominado “Seu olhar além do espelho”, com a comparação de fotos e sonhos antigos e atuais, e a imagem de agora refletida no espelho. 

EJA - A EJA oferta educação para que aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa possam recuperar o processo de aprendizagem. O ensino oferecido a jovens e adultos de qualquer idade propicia ao estudante do programa recuperar as séries ou concluir graus.